Dinis Miranda homenageado


A Câmara Municipal de Redondo vai, no próximo dia 15 de Maio, atribuir o nome de Dinis Miranda a um Largo em Montoito, onde será colocado um busto seu, prestando, assim, merecida homenagem à sua memória.

Natural da vila de Montoito, concelho de Redondo, Dinis Fernandes Miranda nasceu em 21 de Abril de 1929 e faleceu em Fevereiro de 1991. Militante do PCP desde 1946, dedicou toda a sua vida à causa dos trabalhadores, do povo, da liberdade e da democracia.
Ainda muito jovem, Dinis Miranda conheceu as duras condições do trabalho do campo, nas ceifas, na azeitona, na lavoura e noutros trabalhos agrícolas. Conheceu o horário de sol a sol, as jornas de miséria, a exploração dos agrários na sua terra, que deixou em 1957 para ir trabalhar para o Porto.
Doze anos da sua vida foram passados nas cadeias fascistas, de onde saiu após o 25 de Abril. Integrou a Comissão Política do PCP entre Novembro de 1976 e Dezembro de 1988 e, durante algum tempo, foi presidente da Assembleia Municipal de Redondo.
Associando-se a esta justa homenagem, a Comissão Concelhia de Redondo do PCP convida as organizações e militantes do Partido a participarem «neste acto de justiça, no ano em que se comemoram 25 anos de liberdade».


«Avante!» Nº 1327 - 6.Maio.1999