Coimbra
CDU define intervenção


Em três semanas de pré-campanha e mil quilómetros de estrada, a CDU bateu todo o distrito de Coimbra, do litoral ao interior, da capital a alguns dos seus mais recônditos lugares, alcançando os objectivos que se havia proposto: aprofundar o conhecimento sobre os principais problemas do distrito através do contacto directo com as pessoas.

Em conferência de imprensa, Mário Nogueira, cabeça de lista da CDU, Luísa Veiga, mandatária distrital da candidatura, Sérgio Teixeira, membro da Comissão Política do PCP, e Jorge Gouveia Monteiro, vereador da Câmara de Coimbra e membro da Direcção Regional, consideraram esta iniciativa coroada de êxito, vindo reforçar a ideia que a CDU já possuía de que Coimbra «foi desvalorizada nos últimos anos». Ao mesmo tempo, foi possível constatar a grande insatisfação das populações pela demagogia eleitoral do PS e do PSD e o incumprimento das promessas que há quatro anos fizeram.
Dos problemas que mais negativamente marcam o distrito, a CDU destaca o das acessibilidades, tão difíceis em relação ao interior (a Oliveira do Hospital ou Arganil, por exemplo) como ao litoral (onde Figueira da Foz surge como situação mais flagrante). Ou seja, uma questão tanto mais preocupante, quanto se sabe a importância das acessibilidades para a criação e fixação de novas indústrias, o desenvolvimento do comércio e mesmo a fixação de um maior número de instituições prestadoras de serviços.
A Saúde, outra fonte de preocupação das populações, não tem resposta adequadas às necessidades - razão por que os Hospitais Centrais de Coimbra têm listas de espera de meses e até anos - e, no Ambiente vivem-se situações verdadeiramente degradantes. Quanto à juventude, para além do deficiente apoio social de que usufrui, debate-se com gravíssimos problemas de desemprego, de insucesso escolar e educativo e no acesso ao ensino superior público.
Mas os candidatos da CDU ouviram também problemas específicos de cada concelho, que vão da má qualidade da água à necessidade de respostas à ocupação dos tempos livres das crianças e jovens ou o apoio à velhice.
De tudo o que viu e ouviu, a CDU confirmou como grandes preocupações do distrito de Coimbra cinco questões, que irão ser motivo da intervenção da CDU ao longo da campanha eleitoral: o ambiente, as acessibilidades, o emprego e as questões sociais, a saúde e a educação e desporto.
A CDU tem consciência de as consequências e implicações dos problemas de cada distrito variam de acordo com os vários contextos regionais e locais, o que exige uma resposta que não se esgota em generalidades que poderiam servir para qualquer ponto do País. É essa resposta que a CDU pretende dar em Coimbra.


«Avante!» Nº 1342 - 19.Agosto.1999