UE substitui NATO na Macedónia

Os Quinze apro­varam na se­gunda-feira, em Bru­xelas, a acção comum que au­to­riza a União Eu­ro­peia a ini­ciar na Ma­ce­dónia a sua pri­meira ope­ração mi­litar e sob o co­mando do al­mi­rante alemão Rainer Feist.

O do­cu­mento, que entra em vigor já no pró­ximo sá­bado, dia 1, es­tima em 4.700 mil euros o valor de re­fe­rência da ope­ração em que as forças da UE vão subs­ti­tuir as da NATO na­quele ter­ri­tório bal­câ­nico.

A UE uti­li­zará o quartel-ge­neral da NATO (SHAPE, em Mons, Bél­gica), mas a ca­deia de co­mando da ope­ração «per­ma­ne­cerá sob o con­trolo po­lí­tico e a di­recção es­tra­té­gica da UE», de­pois das con­sultas pré­vias com a NATO.

Nesta ope­ração mi­litar co­mu­ni­tária po­derão par­ti­cipar mem­bros não eu­ro­peus da Ali­ança (como a Tur­quia), os fu­turos can­di­datos à UE e ou­tros «par­ceiros po­ten­ciais».

Os Quinze re­ce­beram no pas­sado dia 17 a carta formal em que o Chefe de Es­tado ma­ce­dónio con­vi­dava a UE a as­sumir a res­pon­sa­bi­li­dade pelas ope­ra­ções mi­li­tares no seu ter­ri­tório, com o ob­jec­tivo de as­se­gurar pro­tecção aos ob­ser­va­dores in­ter­na­ci­o­nais do pro­cesso de paz.



Mais artigos de: Breves Europa

Portugueses insatisfeitos com preços

Os consumidores portugueses são dos europeus menos satisfeitos com o preço da electricidade, gás e água apesar de globalmente estarem satisfeitos com a qualidade dos serviços essenciais oferecidos, segundo um inquérito divulgado, na terça-feira, em Bruxelas. Elaborado a...

Ano europeu das pessoas com deficiência

A Comissão Europeia e a presidência grega inauguraram no passado domingo o Ano Europeu das Pessoas com deficiência convidando os estados a combater a discriminação e as barriras sociais. Na cerimónia celebrada no Palácio da Música da capita grega, em que participaram...

Sondagens favoráveis ao euro

Uma sondagem na Dinamarca, publicada pelo jornal conservador «Jyllands-Posten» indica que 55 por cento dos eleitores se mostram favoráveis ao euro, 34 por cento estão contra e 11 por cento, indecisos. O estudo, realizado de 6 a 9 de Janeiro, mostra no entanto uma diminuição de...