- Nº 1523 (2003/02/6)

Organizações concretizam medidas

PCP

De Norte a Sul do país, as organizações do PCP, depois de realizadas as respectivas assembleias de organização, dão início à concretização das decisões tomadas.

A Direcção Regional de Portalegre, por exemplo, elegeu os organismos executivos, fez o plano de acção para 2003 e analisou a situação política. Ficaram, ainda, marcados três encontros distritais: sobre poder local, em Ponte de Sor; sobre questões de organização, em Portalegre; e sobre desenvolvimento regional, em Nisa. Em Elvas vai também decorrer uma iniciativa regional sobre acessibilidades e TGV, integrada nas acções «Em Movimento por um Portugal com Futuro».

A Direcção da Organização Regional de Lisboa, na sua primeira reunião após a Assembleia, mostrou-se preocupada com a iminência de uma guerra com o Iraque e com a política do Governo, nomeadamente a ofensiva contra a saúde e o ensino públicos. Foi ainda apresentado um plano de trabalho com mais de cem iniciativas de carácter, político, cultural e ideológico.

Também a Direcção da Organização Regional do Algarve, reuniu pela primeira vez desde a sua eleição, em Dezembro passado. A marcação de assembleias de células de base, a campanha de contactos com os militantes, a situação política do País, a possível criação de portagens na Via do Infante e formas de combater o aumento do desemprego no concelho foram os principais temas debatidos.

A Comissão Concelhia de Lagoa, por sua vez, elegeu por unanimidade o executivo, apontou medidas com vista ao reforço do Partido e à venda do Avante! , anunciou o arranque de uma campanha de recrutamentos e criou uma comissão de acompanhamento do trabalho autárquico.

Em Moura, a nova Comissão Concelhia elegeu os organismos executivos e estabeleceu alguns objectivos da organização, entre os quais a preparação da 2.ª Assembleia Regional do Alentejo e a formação de quadros para o reforço do trabalho. A concelhia critica ainda o comportamento do PS local por não ter contribuído com qualquer proposta construtiva para o enriquecimento das Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara, aprovadas por unanimidade pela Assembleia Municipal.