- Nº 1525 (2003/02/20)

IGAPHE transfere habitação social em Beja

Breves Nacional

Cerca de 250 fogos de habitação social e 18 não habitacionais, pertencentes ao Instituto de Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), vão ser transferidos para a posse da Câmara Municipal de Beja, revelou Carreira Marques, o presidente da autarquia.

A cedência deste património, avaliado em «cerca de 5,8 milhões de euros», ainda «vai «levar algum tempo a ser concretizado», explicou Carreira Marques, acrescentando que, para tal, «é necessário fazer as escrituras de cada um dos fogos».

Desta forma, a Câmara Municipal de Beja espera ter a possibilidade de «fazer uma gestão melhor e mais integrada da habitação social» existente na cidade, podendo os moradores vir a beneficiar desta nova fórmula.

O estado de degradação em que se encontram alguns dos imóveis tem merecido, nos últimos anos, a contestação dos moradores, que, por diversas vezes, criticaram o IGAPHE.