A situação em que se encontra o Porto de Pesca da Ericeira levou o Grupo Parlamentar do PCP a apresentar, em sede do Orçamento do Estado (PIDDAC) uma proposta visando o reforço de verba para o melhoramento deste porto. esta proposta foi, contudo, chumbada pelos votos contra do PS, do PSD e do CDS/PP.
Hoje, a Comissão Concelhia de Mafra do PCP vem de novo alertar para situação do Porto da Ericeira, considerando estar em causa a sobrevivência económica da freguesia da Ericeira, tanto do ponto de vista da actividade piscatória - que ocupa diariamente 100 pessoas, que têm que se socorrer dos Portos de Cascais e Peniche ou abandonar a actividade -, como o próprio turismo e as actividades a ele ligadas.
Os comunistas prometem prosseguir a luta por uma rápida melhoria das condições existentes no porto e assumem, desde já, o compromisso de através do seu Grupo Parlamentar procurar resolver a situação, nomeadamente com a visita ao local de um deputado e iniciativas parlamentares que tragam o assunto para a Assembleia.