Editorial

Setenta e dois anos

Mesmo correndo o risco de nos repetirmos – ou, melhor dizendo, assumindo claramente a necessidade de nos repetirmos... –...
Opinião
PCP

A vitória da confiança

O 15 de Fevereiro passará à história como a data de uma das mais maciças, amplas e combativas jornadas de luta pela paz, quando milhões de pessoas se lançaram simultaneamente à rua, na Europa e um pouco por todo o mundo, afirmando a sua determinação em impedir a guerra.

Actual

Os ecos de Bush

Face ao aumento do número dos que, em todo o mundo, entendem os argumentos de Bush como um atentado às suas...
Actual

Convergências

Presumo - e não é preciso ser adivinho numa altura destas - que a maior parte dos comentários que publicamos neste...
Actual

A voz do dono

A imprensa denunciou não há muito tempo a existência de um plano norte-americano para cativar os jornalistas e...
Crónica Internacional

Não à guerra!

As poderosas manifestações contra a guerra de 15 de Fevereiro foram/são a expressão inequívoca que os...
A talhe de foice

A «vitória»

Euforicamente, a generalidade dos órgãos de comunicação social nacionais anunciaram que «União...
Em Foco

Movimento popular é decisivo em favor da Paz

«A invasão, bombardeamento e ocupação do Iraque que a administração Bush quer materializar de qualquer maneira e a que o Primeiro-Ministro português já deu o seu apoio implícito é uma guerra ilegítima e injusta», afirmou o Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas, na véspera da grandiosa manifestação em Lisboa que mobilizou num imenso caudal de protesto muitas dezenas de milhares de portugueses.
PCP

Penalizações são inaceitáveis

A possibilidade de os produtores de leite portugueses pagarem pesadas multas pelo leite produzido acima da sua quota individual de referência é «completamente inaceitável», diz Agostinho Lopes, membro da Comissão Política do PCP.

Exportações em perigo

No âmbito da acção «Em Movimento Por um Portugal com Futuro», uma delegação do PCP visitou, na semana passada, várias empresas de mármores de Borba Vila Viçosa e Estremoz.

Desemprego dispara no Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, reunida recentemente, analisou as repercussões da política do Governo PSD-CDS/PP na situação política e social da região.

Défice agrava-se

O PCP considera que o agravamento do défice, em 11%, em Janeiro, segundo a Direcção Geral do Orçamento, embora referente a um só mês, confirma a afirmação que tem vindo a fazer sobre as sobre as medidas do Governo para a redução do défice: «o remédio agravaria a doença».

Levar mais longe o <i>Avante!</i>

A campanha de venda e divulgação do Avante! está a ter um grande sucesso na freguesia de Samora Correia. Por exemplo, em duas vendas de rua, realizadas já este mês, no mercado mensal e nas ruas da freguesia, os camaradas venderam, em menos de uma hora, respectivamente 30 e 40 exemplares do Avante!

Falta uma boa gestão

A célula do PCP nas OGMA estão contra qualquer propósito manifestado nos últimos tempos por alguns lobbies, com a conivência do Governo, de segmentar ou criar novas empresas a partir das partes rentáveis desta empresa e da TAP, como, por exemplo, a «apregoada empresa única de manutenção aeronáutica».

PCP recebido pela ANS

Uma delegação do PCP, constituída por Rui Fernandes, membro do Secretariado, e António Rodrigues, do...
Trabalhadores

Demonstração de força

As forças policiais saíram à rua, na passada semana, na maior manifestação de sempre da classe, para reivindicar melhores condições de carreira e uma nova política salarial.

Política económica é a responsável

O Governo apresentou na passada semana um «plano de incentivo ao emprego e à formação» que ninguém conhece. Para a CGTP, não passa de um conjunto de medidas isoladas que nada vão resolver.

Responder à crise com a luta

O pretexto das dificuldades financeiras do Estado e das empresas está a ser usado como pano de fundo para reduzir o emprego, os direitos e os rendimentos dos trabalhadores. Mas estes não aceitam e respondem com a luta.

TAP recusa proposta de aumentos

O Conselho de Administração da TAP recusou, no princípio do mês, a proposta do SITAVA com vista à actualização salarial de 5,5 por cento para 2003.

Interjovem prossegue esclarecimento

Cerca de uma centena de activistas da Interjovem, estrutura juvenil da CGTP-IN, estiveram reunidos no passado dia 12 num plenário nacional para analisar a situação social e laboral do País e decidir sobre acções a tomar.

Contra a ingerência na vida sindical

O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul contesta a ingerência da associação Sobreiro 19 no movimento sindical.

Juventude

Informar para depois lutar

O Encontro Nacional do Ensino Superior da JCP tem lugar no próximo sábado, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa. A propósito da iniciativa falámos com Ana Pato e João Calado, membros do Secretariado da Direcção Central do Ensino Superior.

Parlamento da Juventude<br> longe dos jovens

A Organização Regional da JCP de Castelo Branco critica os moldes do Parlamento da Juventude, recentemente criado pela Câmara Municipal da Covilhã. Fazendo uma «análise negativa» do projecto, os jovens comunistas garantem que este «não é o caminho para aumentar a participação juvenil».

«Guerra à Guerra»

O ciclo «Guerra à Guerra», organizado pelo grupo «Move-a-Mente», termina na tarde de domingo com a...

«Sexualidade, sem medos»

«Sexualidade, sem medos» é o lema da campanha que a JCP lançou no Dia dos Namorados e que termina a 8 de Março, Dia Int


Assembleia da República

Movimento popular é decisivo<br> em favor da Paz

«A invasão, bombardeamento e ocupação do Iraque que a administração Bush quer materializar de qualquer maneira e a que o Primeiro-Ministro português já deu o seu apoio implícito é uma guerra ilegítima e injusta», afirmou o Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas, na véspera da grandiosa manifestação em Lisboa que mobilizou num imenso caudal de protesto muitas dezenas de milhares de portugueses.

Maioria degrada funcionamento da AR

A postura assumida pela maioria PSD-CDS/PP está a repercutir-se negativamente no normal funcionamento da Assembleia da República. A acusação é do líder da bancada comunista, Bernardino Soares, ao intervir na abertura das Jornadas Parlamentares do PCP.

Subordinar a saúde à lógica do lucro

Os deputados comunistas tiveram ensejo no decurso das suas Jornadas de contactar de perto com alguns dos problemas que enfrentam as unidades de saúde e os seus profissionais em resultado da política governamental. Este foi um tomar o pulso à realidade proporcionado, sobretudo, pelas visitas e reuniões realizadas à unidade de saúde de Serpa Pinto e ao Hospital de Santo António.

Pela mobilidade das populações

Tema que mereceu uma particular nas Jornadas Parlamentares foi o das condições de mobilidade das populações das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Avaliada foi também a recente criação da Autoridade Metropolitana de Transportes (para a qual o PCP contribuiu através da apresentação de um projecto de lei) e a realidade de oferta de transportes na Área Metropolitana do Porto.

Nacional

A crise no sector leiteiro é grave

Um milhar de produtores de leite manifestaram-se no Porto contra a imposição de multas para os que ultrapassem as quotas de produção, alertando para a possibilidade de ocorrerem falências.

Erradicar a pobreza na Moita

O presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo, presidiu na passada semana à tomada de posse do Concelho Local de...

SNS mais caro

Os cuidados prestados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ser mais caros para os subsistemas e responsáveis...

Esoterismos?

Em termos de luta política, começa a colocar-se a questão do que se deve, hoje, pôr em causa: a política...
Europa

«A guerra não é inevitável»

Na noite de segunda-feira, os dirigentes dos Quinze aprovaram um texto de compromisso sobre o Iraque, em que reafirmam que a guerra não é inevitável e que as inspecções devem prosseguir.

Refrear o lucro

Por iniciativa dos deputados do PCP, o Parlamento Europeu irá debater nos dias 10 e 13 de Março, o «encerramento de empresas após terem recebido subsídios da União Europeia».

Esquerda apela à paz

Treze dirigentes de partidos comunistas, socialistas e outras organizações progressistas europeias subscreveram uma apelo...

A fractura digital

Na mesma semana em que o Parlamento Europeu discutia os impactos das novas tecnologias na empresas europeias, a Comissão anunciou que...

Governo desaproveita ajudas

O comissário Franz Fischler garante que as autoridades portuguesas não apresentaram até ao momento qualquer projecto de...

A luta<br> e os que lutam

Sábado, 15 de Fevereiro. Neste dia participei em dois acontecimentos, de escalas diferentes, mas com importância pessoal...
Internacional

O mundo saiu à rua

O mundo viveu a 15 de Fevereiro um dia histórico. Mais de 30 milhões de pessoas saíram à rua em mais de 600 cidades do planeta para dizer «Não à guerra!»

Meio milhão em Berlim

Berlim viveu uma das maiores senão a maior manifestação da história da Alemanha Federal. Pelo menos meio...

«Queremos paz!»

O protesto na cidade de Nova Iorque teve um significado especial. A concentração teve lugar perto da sede das...
Temas

A ALCA não se negoceia,<br> rejeita-se

O V Encontro Internacional de Economistas sobre Globalização e Problemas do Desenvolvimento, realizado em Havana de 10 a 14 do corrente, transcorreu numa atmosfera de vésperas de guerra.

«Defendemos a saída da UGT»

Com as eleições marcadas para 10 de Abril, as Listas Unitárias voltam a concorrer à direcção do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas com a convicção de que apenas a saída da UGT poderá garantir aos trabalhadores do sector a direcção activa e reivindicativa de que tanto precisam.

MST: O futuro mora em Almada

Arrancou o processo do Metro Sul do Tejo e por este motivo, decorreu no passado dia 24 no auditório do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, o 2.º Fórum de Participação, aberto à população, no sentido de dar a conhecer o andamento de todo o processo.

Argumentos
Religiões

As Pastorais «em rede»

As ideologias políticas são sistemas de ideias nascidas no interior de quadros sociais a substituir ou a alterar. As pastorais...
Ciência e Tecnologia

Saúde, febre e temperatura

Saída de casa, pela manhãzinha, com o cão. Um dia em pleno mês de Janeiro, após uma temporada de rigores...

A semana em resumo