Novo presidente na Coreia do Sul

O novo presidente sul-coreano, Roh Moo-Hyun, de 56 anos, tomou posse anteontem, numa cerimónia oficial na explanada da Assembleia Nacional (Parlamento) que contou com a presença de 45 000 convidados, entre os quais o chefe da diplomacia norte-americana, Colin Powell, e o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

Roh, antigo advogado dos Direitos do Homem, sucede no poder a Kim Dae Jung, e promete prosseguir a política do seu antecessor de aproximação entre as duas Coreias com vista à reunificação da península, dividida em dois países desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Colin Powell aproveitou a ocasião para anunciar que os EUA vão recomeçar com a ajuda alimentar à Coreia do Norte, suspensa desde Dezembro, e desvalorizou o facto de Pyongyang ter efectuado na véspera um teste com um míssil, classificando-o como «bastante inócuo» e «nada surpreendente».



Mais artigos de: Breves Intenacional

Reunificação de Chipre

Recep Tayyp Erdogan, dirigente do partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, no poder na Turquia) afirmou esta semana que é possível um acordo de reunificação da ilha de Chipre no final de Março. «Penso que as discussões entre as duas partes vão...

Sérvia e Montenegro elegem deputados

Os parlamentos da Sérvia e do Montenegro elegeram, terça-feira, os 126 deputados (91 sérvios e 31 montenegrinos) que vão integrar o hemiciclo comum do novo Estado formado no passado dia 4 em substituição da República Federativa da Jugoslávia (RFJ). Eleitos de...