- Nº 1526 (2003/02/27)
BAIÃO

Atentado à saúde pública

Breves PCP

Um verdadeiro atentado ao meio ambiente é perpetrado no Caminho Público do Redondinho do Lugar de Chavães da Freguesia de Ovil, onde diariamente a fossa de saneamento, instalada nos terrenos da Casa da Juventude, lança água com dejectos de toda a espécie, denuncia a Comissão Concelhia de Baião do PCP.

Assim, em Dezembro de 2002, os comunistas enviaram um requerimento à presidente da Câmara Municipal, onde perguntavam para quando o fim daquele atentado à saúde pública. Em fins de Janeiro, dois funcionários de autarquia deslocaram-se ao local a fim de estudar o problema e tentar resolver a situação. E o «incrível» aconteceu! A solução apontada, ao que consta, parece ser a construção de uma conduta de esgoto a desaguar no Ribeiro de Covêlo, afluente do Rio Ovil! Ou seja, de um «atentado à saúde pública» passa-se para o «descalabro total».

Na verdade, sabendo-se que há cerca de dois anos a Câmara construiu - e bem, dizem os comunistas - uma praia fluvial no Rio Ovil e é a água deste rio que abastece algumas freguesias do concelho, uma tal solução constitui «um absurdo monstruoso».