
- Nº 1535 (2003/04/30)
Estado paga e privados operam
Aconteceu
No âmbito do Programa Especial de Combate às Listas de Espera lançado pelo Ministério da Saúde, cerca de três dezenas de operadores privados do sector da saúde candidataram-se para, a partir do final de Maio, começar a operar doentes que se encontram em lista de espera.
As Administrações Regionais de Saúde procederão à distribuição de 40 mil dos cerca de 125 mil utentes pelos diversos grupos candidatos, alguns dos quais apresentaram propostas em várias ARS’s.
A única ARS que não lançou concurso para os privados foi a do Alentejo, por ter considerado que o sector público dispunha de meios suficientes para suprir as carências existentes.
Recorde-se que, segundo o plano, os restantes utentes, cerca de 85 mil pessoas vão ser operados pela rede de hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde, ficando a dúvida se a contratação de privados é uma efectiva necessidade ou mais uma negociata.