- Nº 1536 (2003/05/8)

Putin quer espaço comum com UE

Europa

No final de uma visita à Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin defendeu que os países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) devem «trabalhar para a criação de um espaço económico comum com a Europa».
Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo ucraniano Leonid Kutchma, realizada no passado domingo, em Ialta, sul da Ucrânia, o presidente russo anunciou que esta questão será «em grande parte o tema da cimeira UE-Rússia» de 31 de Maio, em São Petersburgo, para a qual estão também convidados os chefes de Estado dos países da CEI (ex-União Soviética, menos os três estados bálticos).
Na mesma ocasião, Putin defendeu o desenvolvimento da cooperação russo-ucraniana no domínio militar. «Os complexos militares industriais da Rússia e da Ucrânia estão de tal forma ligados que o desenvolvimento de um sem o outro terá custos enormes», declarou. O desenvolvimento do sistema de gasodutos que transportam o gás russo para a Europa através da Ucrânia e o programa do avião de transporte militar, Antonov NA-70, desenvolvido em conjunto, foram igualmente temas discutidos.