Encontro Regional de Leiria

Novas actividades em andamento

Jovens dos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Caldas da Rainha e Bombarral participaram no 2.º Encontro Regional de Leiria da JCP, que se realizou no sábado, no Centro de Trabalho do PCP da Marinha Grande.
Durante a iniciativa, foi analisada a situação social e política nacional e internacional e discutidas formas de intervenção e de luta pela melhoria das condições de vida dos jovens portugueses. Os participantes agendaram várias iniciativas da JCP no distrito, nomeadamente o Festival Regional de Bandas (marcado para dia 28 de Junho, na Marinha Grande) e o acampamento regional (previsto para 11, 12 e 13 de Julho).
«Numa altura em que o mundo assiste com indignação à brutal agressão e ocupação do Iraque e onde os direitos dos povos são completamente arrasados pela máquina de guerra do imperialismo, olhamos para Portugal e para o Governo colaboracionista do PSD/PP e confirmamos as piores expectativas», concluíram os participantes.
«A ofensiva contra os trabalhadores intensifica-se, a aprovação apressada do pacote laboral ignorando eventuais inconstitucionalidades mostra a real urgência em agravar a exploração», prosseguem.
Os militantes da JCP especificam que, «no ensino secundário, é introduzida uma revisão curricular elitista que visa criar barreiras ao prosseguimento dos estudos e facilitar a criação de mão-de-obra barata. No ensino superior, prevê-se o aumento brutal das propinas e a substituição das já escassas bolsas de estudo por empréstimos à banca.»
A JCP reafirma a sua solidariedade com os trabalhadores em luta nas empresas A. Santos, Faubourg, Rol, J. M. Glass, Mandata, Sonuma, Cuf Têxteis, CTT, Martam, Elias & Paiva, Dâmaso, Vestal, Plásticos Lena, Plásticos Santo António, Hidro Manuel Ferreia e Eurovela. E não esquece as várias escolas secundárias do distrito em luta, tal como os estudantes do ensino superior da ESTGAD (Caldas da Rainha) e da ESTM (Peniche).


Mais artigos de: Juventude

Superior em greve a 22 de Maio

Os estudantes do ensino superior marcaram uma greve para 22 de Maio contra o pacote de medidas anunciado para o sector pelo Governo.

Governo reforça ofensiva

«Os números da precariedade e do desemprego não param de subir», refere a Direcção Nacional da JCP, lembrando que os jovens são os grandes prejudicados.

Luta nas empresas é prioridade

O fortalecimento da luta juvenil nas empresas é uma das prioridades da JCP, como foi definido no 12.º Encontro Regional de Lisboa, que teve lugar no sábado, no centro de trabalho Vitória. Nesse sentido, é fundamental criar mais colectivos nas empresas e colectivos concelhios, bem como fazer uma articulação com as células...

400 despedidos na Visteon

«O pacote legislativo apresentado para o ensino secundário vem no sentido da tendência para o crescente privatização e elitização deste grau de educação», alerta a Comissão Regional de Setúbal da JCP, num comunicado à imprensa, na sexta-feira.Os jovens comunistas dão como exemplo a proposta de duplicação do valor das...

Concurso de bandas <br>em Viana do Castelo

Mais de 800 jovens assistiram a mais uma edição do concurso de bandas «Avante Viana», promovido pela JCP no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, no passado dia 26.Cerca de dez grupos trouxeram vários estilos musicais, do hip hop ao pós-punk. Com esta iniciativa, a JCP procurou divulgar a Festa da Alegria e...