Espaço Criança

Muita alegria e brincadeiras é o que reserva para os mais novos o espaço da mais privilegiada geração da Festa: as crianças.
Nas alturas de maior afluência de público, sorrisos, brincadeiras e muita fantasia enchem por completo o Espaço dos mais pequenos. Muitos são os visitantes que aproveitam para deixar as crianças ocupadas com as pinturas e brincadeiras, acompanhadas constantemente pela atenção de monitores. Ali, os mais pequenos fazem novos amigos e vivem horas de alegre convívio.
Dinamizado pela Associação dos Pioneiros de Portugal, muitas são as novidades e surpresas escolhidas para a felicidade dos mais pequenos.
Jorge Gonçalves, responsável pela organização logística do Espaço, contou ao Avante! que a zona de brincadeiras está este ano mais organizada. No ano passado os equipamentos para brincar foram substituídos por outros mais modernos. Houve arranjos de manutenção nas áreas verdes e «o espaço ficou mais bonito e seguro para a brincadeira», assegurou.
Os Pioneiros de Portugal vão assegurar o espaço dos ate­liers - com as pinturas de cara, e não só - e a zona das guloseimas com bebidas e lanches que vão deliciar a criançada.
Um brinquedo multifunções com escorrega, uma rede de escalada, e «um brinquedo novo que possibilita uma maior interacção entre as crianças: uma casa dos índios que permite mascararem-se e brincarem lá dentro», prometem encher de alegria os rostos dos mais novos.
Durante os dias de animação, todas as actividades são acompanhadas por monitores dos Pioneiros, jovens que trabalham com crianças durante o ano, realizam campos de férias e asseguram o funcionamento do espaço.
Para animar ainda mais, os Pioneiros prometem ter um conjunto de surpresas que vão garantir que o Espaço Criança mantenha as suas características de grande animação, cor e brincadeira.
Nas manhãs de sábado e domingo, o Avan­teatro tem um programa de teatro infantil exclusivamente dedicado aos mais pequenos completado com palhaços e marionetas. Na Feira do Livro, difícil será saber escolher, já que é enorme a variedade e diversidade de literatura infantil, com descontos que valem a pena aproveitar.

Pi­o­neiros

Para Jorge Gonçalves, o Espaço Criança «é algo que a Associação de Pioneiros realiza com todo o prazer pois permite contactar com muitas crianças e familiares que visitam a Festa».
Os Pioneiros de Portugal realizam anualmente vários acampamentos de férias que contaram este ano com a participação de cerca de 150 pequenos, divididos em três grupos de diferentes escalões etários. Os mais novos têm seis anos e os mais velhos dezasseis. Participam também na Feira do Livro da Criança que este ano decorreu na Ajuda, em Lisboa, onde aproveitam para contactar com muitas crianças e escolas. Durante o ano, desenvolvem uma série de actividades em que tentam sensibilizar os mais pequenos para os direitos da criança, os problemas ambientais, contra o trabalho infantil e muitas outras realidades, no sentido de prepará-las para a vida adulta, actividades essas, sempre acompanhadas de muitos jogos, animação, alegria e brincadeira. Como na Festa do Avante!.


Mais artigos de: Em Foco

O país inteiro na Atalaia

Todas as re­giões de Por­tugal trazem à Festa do Avante! o que de me­lhor tem a cul­tura das suas terras. É um grande tra­balho de todas as Or­ga­ni­za­ções Re­gi­o­nais do PCP, re­flexo da ín­tima re­lação do povo por­tu­guês com o Par­tido que me­lhor o de­fende.

Uma verdadeira volta a Portugal

Passear pela Festa é dar uma pequena «volta a Portugal». As organizações do Partido fazem-se representar com toda a diversidade cultural das suas regiões, acompanhadas por exposições que abordam as lutas dos trabalhadores e a acção solidária e fraterna do PCP, numa viagem ao Portugal de quem trabalha.

Animação de rua

A animação de rua tem este ano nova e redobrada importância com a tradição dos grupos de bombos, quer os de origem tradicional e popular, de que o Grupo de Bombos de Anha é bem representativo, quer os novos projectos de reinvenção da tradição popular dos grupos de bombos, de que os Tocá Rufar e os To­cándar são excelente exemplo.

Espaço Mulher

Depois de, em anos anteriores, se ter apostado em grandes exposições subordinadas à defesa dos direitos laborais das mulheres, «Di­reitos se­xuais e re­pro­du­tivos - Di­reitos so­ciais do nosso tempo» é o tema central, nesta edição da Festa, do Espaço Mulher, este ano situado mesmo em frente do Pavilhão Central.

O emblema

Orlando da Costa. 74 anos, escritor, militante do PCP. Lê o Avante! em casa.

O amigo

Maria Vilar. 60 anos, Reformada dos CTT. Militante do PCP e dirigente do MDM. Lê o Avante! nos transportes, nos cafés, nas ruas e em casa

A ajuda

Alina Sousa. 48 anos, dirigente sindical, militante do PCP. Lê o Avante! em casa. Recorta alguns artigos, que lê sempre que pode.

Leitura de classe

Á se­me­lhança do que fi­zemos na pas­sada se­mana, damos neste nú­mero a pa­lavra a lei­tores do Avante!, cujos de­poi­mentos fi­gu­rarão na ex­po­sição mon­tada pelo nosso jornal no ex­paço da im­prensa par­ti­dária no Pa­vi­lhão Cen­tral da Festa do Avante! Maria Vilar, re­for­mada dos CTT, Or­lando da Costa, es­critor e a sin­di­ca­lista Maria Alina, todos mi­li­tantes do nosso Par­tido, ma­ni­festam a sua opi­nião sobre os mo­tivos que os levam a ler e a di­vulgar o jornal do PCP.