Autarquias comunistas apostam na mobilidade

Viagens nos transportes a troco de... lixo

A Câmara de Almada assinala a Semana Europeia da Mobilidade, oferecendo bilhetes de transporte público a troco de lixo reciclável, abrindo ruas aos peões e promovendo actividades desportivas.

Sensibilizar para a utilização de meios de transportes menos poluentes

Nos dias 20, 21 e 22, as pessoas que se deslocarem à Praça São João Baptista, em Almada, poderão trocar lixo reciclável por um bilhete de transporte público. Dez pilhas, por exemplo, valem uma viagem nos barcos da Transtejo.
Até ao dia 22, em que se comemora o Dia Europeu sem Carros, haverá diversas iniciativas, como uma feira de bicicletas, um mercado de produtos biológicos, desporto (atletismo, escalada, ginástica, vela...) e oficinas de construção de papagaios de papel, transportes em miniatura e gingarelhos (veículos feitos à base de lixo).
Neste dia, as ruas do centro da cidade de Almada estarão, como de costume, vedadas ao trânsito automóvel, entre as sete da manhã e as 19 horas. Apenas poderão circular na zona condicionada transportes públicos e veículos prioritários.
O Dia Europeu sem Carros é uma iniciativa coordenada pela Comissão Europeia, que visa sensibilizar as pessoas para o uso de transporte alternativo ao automóvel.
Ao aderirem à campanha, as autarquias comprometem-se a concretizar, a curto, médio e longo prazo, medidas que garantam a sustentabilidade ambiental nas cidades.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Almada tem em estudo a criação de uma rede de pistas de bicicletas para o concelho e acompanha a construção do metro ligeiro de superfície da Margem Sul, obra que prevê o encerramento ao trânsito automóvel de algumas ruas da cidade.

«Marginal sem Tráfego Automóvel»

De igual forma, a Câmara de Alcácer do Sal vai organizar, de 20 a 22 deste mês, a iniciativa «Marginal sem Tráfego Automóvel».
De acordo com a autarquia comunista, o trânsito automóvel será cortado, nos dias 20 e 21, entre o Largo Joaquim dos Santos Coelho e o Parque dos Pescadores e no dia 22 desde o Largo José Godinho Jacob até ao Parque dos Pescadores. A circulação no interior da cidade será assegurada por um mini-comboio, a circular, de 19 a 23 de Setembro.
Para a zona sem tráfego automóvel, estão previstas várias actividades, como animação de rua, torneios de pesca e de paintball, concertos e arruadas com bandas de música.
De manhã, o Galeão Amendoeira efectua passeios no Sado, abertos à população.
No Dia Europeu sem Carros, comemorado a 22 de Setembro, além da animação circense e dos passeios de Galeão, tem lugar, na Biblioteca Municipal, a discussão pública do Sistema de Mobilidade de Alcácer do Sal.
Também o município do Seixal vai aderir ao Dia Europeu sem Carros apresentando um conjunto de actividades que pretendem sensibilizar a comunidade para a utilização de meios de transportes menos poluentes e, também, evidenciar o património e a riqueza natural deste concelho. Esta iniciativa decorrerá na zona marginal, junto à Baia, nas cidades de Amora e Seixal.
Melhor ambiente, mais saúde, mais energia, menos ruído, menos poluição e mais convívio são apenas algumas das razões pelas quais não vai querer perder estas iniciativas.


Mais artigos de: Nacional

Graça Moura fica

O maestro Miguel Graça Moura vai manter-se à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa e admite resolver a situação em tribunal.

«Sociabilidades» em Santiago do Cacém

Mais de um milhar de idosos do concelho de Santiago do Cacém participa, entre 16 de Setembro e 1 de Outubro, na iniciativa «Sociabilidades», que pretende promover o convívio entre os habitantes das faixas etárias mais avançadas.O projecto é da responsabilidade da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e engloba um...

Medalha de Honra para treze instituições de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal atribuiu segunda-feira a medalha de honra da cidade a treze instituições do concelho que se distinguiram nas áreas da Cultura, Associativismo, Comércio e Indústria, por ocasião das comemorações do 238.º aniversário de Bocage.Ao contrário do que era habitual nas comemorações do aniversário do...

Pescadores contra liberalização dos mares

Trinta e cinco barcos de pesca açorianos participaram na passada semana num desfile de protesto, entre as ilhas do Pico e Faial, contra a possibilidade da abertura dos mares do arquipélago a frotas estrangeiras.Organizada por associações de produtores e sindicatos de pescadores, a manifestação reuniu vários tipos de...

Contra encerramento de posto da Polícia Municipal

A CDU de S. Nicolau, Porto, insurgiu-se sexta-feira contra o previsível encerramento do posto da Polícia Municipal instalado há cerca de dois anos na Ribeira.Em comunicado, «a CDU manifesta a sua total oposição a esta decisão, sobretudo se não houver qualquer alternativa no sentido do reforço da PSP para esta zona».A...

Barreiras de atletismo contra política educativa

A JCP de Coimbra anunciou, segunda-feira, uma acção de contestação à política educativa que passa por colocar, à porta de uma escola da cidade, barreiras idênticas às utilizadas em provas de atletismo.A iniciativa dos jovens comunistas insere-se numa campanha nacional de contestação que se prolongará até 4 de Outubro,...

Contra o terrorismo de Estado

O Movimento pela Paz vai realizar no domingo, no Porto, uma concentração de apelo ao desarmamento e à soberania dos povos, protestando contra a invasão do Iraque e o «terrorismo de Estado» de Israel na Palestina.Em comunicado, o movimento apela ao Estado português para que abandone a «política de seguidismo e...

Errar em Alfama… e na Ajuda

Nas últimas semanas alguns jornais referiram dois casos na Cidade ligados por um traço comum: a insensibilidade da CML para com os problemas reais das pessoas reais. Um na Ajuda, afectando a segurança dos moradores do Beco do Viçoso. Outro em Alfama, lesando crianças e pais de uma escola básica que ali tem funcionado e...