Para um balanço da obra de Manuel Tiago-Álvaro Cunhal

Romancista da Resistência e da Revolução

Urbano Tavares Rodrigues
O escritor Manuel Tiago, inicialmente o misterioso autor de um grande romance realista e épico, Até Amanhã, Camaradas, e posteriormente de uma série de narrativas e contos que, com raras excepções, reflectem as lutas da resistência ao fascismo e a organização e vida interna do Partido Comunista Português, não pode, até pela abrangência dessa temática, dissociar-se da forte personalidade multifacetada de Álvaro Cunhal.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Os povos do Iraque, do Afeganistão

Nos EUA, a propaganda e a contra-informação estão funcionando mal. Por vezes, o esforço para enganar a opinião pública produz efeitos contraproducentes. A tentativa para transformar a soldada Jessica Lynch numa heroína nacional - é um exemplo - fracassou. No livro em que ela descreve a sua «odisseia» - escrito por um jornalista - afirma ter sido violada. Mas no lançamento, a jovem declarou não ter disparado um só tiro e não se lembrar de nada, porque estava desmaiada. Os médicos iraquianos que lhe salvaram a vida após o ataque que destruiu o veículo em que viajava definiram já o livro como um novela caluniosa.

Ministros de classe

Desde a tomada de posse de Durão Barroso e seus primeiros pares, notou-se que este Governo tinha muitos membros ligados a interesses de grupos económicos. Não é ilegal, não senhor, e muitos desses laços são exibidos nos currículos oficiais dos ministros e secretários de Estado. Há alguns mais discretos, é verdade, mas são todos governantes com classe – ou melhor, de classe.