
- Nº 1586 (2004/04/22)
Cuba pede investigação aos EUA
Aconteceu
O chanceler cubano Felipe Perez Roque apelou, quinta-feira da semana passada, à Comissão dos Direitos Humanos (CDH) da ONU que investigue as condições de detenção dos cerca de 600 prisioneiros encarcerados na base norte-americana de Guantanamo.
De acordo com as declarações de Perez Roque, na conferência de imprensa, em Havana, aquele organismo das Nações Unidas tem a obrigação de nomear um relator especial para investigar as suspeitas de violação dos Direitos Humanos perpetradas pelos EUA contra os alegados terroristas, presos pelos americanos sem formulação de acusação.
O pedido surgiu na sequência de uma resolução anticubana apresentada pelas Honduras, no mesmo dia, em Genebra, aprovada na CDH com 22 votos a favor, 21 contra e dez abstenções.
Cuba anunciou ainda a intenção de pedir às 22 nações que aprovaram a resolução que patrocinem igualmente aquela iniciativa, a qual poderá ser examinada na próxima sessão da CDH, em 2005.