- Nº 1589 (2004/05/13)
Alcochete

É preciso mudar

PCP

O desemprego tem vindo a agravar-se, denuncia a Comissão Concelhia de Alcochete do PCP, para quem o desemprego tem a ver com a política do Governo de economia não planificada, desaproveitadora das elevadas capacidades endógenas e técnico-profissionais existentes e com suporte em investimentos circunstanciais e na liquidação dos consolidados.
Apesar dos esforços desenvolvidos pela Câmara CDU para atenuar os efeitos desastrosos da política governamental, fomentando a criação dos parques industriais do Batel e do Passil e intervindo activamente para a instalação do empreendimento da Freeport, nos últimos dois anos verificou-se o aumento de 130 desempregados no concelho (592 em Março último). Com o projecto Freeport, porém, haviam-se gerado condições para a criação de milhares de empregos e perspectivado mais desenvolvimento económico e social no concelho.
A concelhia do PCP critica, assim, a falta de interesse do actual executivo camarário do PS pelas questões do desenvolvimento do social e económico do distrito - contra a todas as suas promessas eleitorais - e pelo agravamento brutal das taxas, o que dificulta a entrada de investimentos. Mais, está preocupada também com a liquidação ou precarização de 62 postos de trabalho da Dragapor e com a prevista deslocalização da empresa M.J.Orvalho para fora do concelho, agravando ainda mais a situação.
Face a este panorama, concluem os comunistas, torna-se cada vez mais claro que «a mudança efectiva» só pode ser conduzida por quem «sem vacilar» está com os trabalhadores, ou seja, pelo PCP.