Palestinos denunciam crimes

De acordo com informações reveladas, segunda-feira, pelo ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), desde o início do mês de Maio, já morreram na Faixa de Gaza, 55 pessoas vítimas dos ataques do exército israelita.
O balanço indica que do total das vítimas, 32 foram baleadas na cabeça ou no peito e 15 são menores de idade, entre os quais uma criança de seis anos. Com estes números as autoridades pretenderam demonstrar que não se trata de mortes devido a «danos colaterais» dos combates, mas sim assassinatos selectivos de activistas ligados à resistência palestiniana.
Entretanto os militares israelitas prosseguem a campanha de ocupação, destruição e provocação no território, consubstanciando as ameaças proferidas por Ariel Sharon, chefe do governo de Israel.
No domingo, foram mortos outros dois palestinianos nas cidades de Hebron e Ramala, na Cisjordânia. Horas antes, veículos de combate do exército israelita apoiados por helicópteros entraram em Ramala impondo o recolher obrigatório e fazendo dezenas de detenções, cenário que se repetiu no campo de refugiados de Rafah, bombardeado com mísseis, e na cidade de Nablus.
Paralelamente mantém-se a política de demolições de casas de civis e edifícios da ANP ou organizações políticas palestinas. Os escritórios da Al-Fatah e da Frente Democrática de Libertação da Palestina, em Gaza, foram totalmente destruídos por cinco mísseis, não havendo no entanto vítimas a registar.


Mais artigos de: Aconteceu

Benfica vence Taça

Oito anos depois da conquista do último trofeu, precisamente a Taça de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica voltou a vencer uma competição.A 24.ª Taça do palmarés do Benfica, que este ano completou um século de existência, foi conquistada domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, frente ao FC do Porto.Os azuis marcaram...

EUA tentam censurar Moore

A Miramax anunciou, quarta-feira da semana passada, através do seu porta-voz, que chegou a acordo com a Walt Disney Company, detentora da produtora independente, para libertar a distribuição e visionamento do novo filme do cineasta norte-americano Michael Moore, intitulado «Fahrenheit 9/11».Recentemente a Disney vetou o...

Explosão mata chefe do governo provisório

Ezzedine Salim, nomeado pelos norte-americanos chefe do conselho do governo provisório do Iraque, morreu, segunda-feira, na sequência da explosão de um veículo armadilhado perto do quartel-general da coligação, em Bagdad.O rebentamento do engenho vitimou ainda outros dez iraquianos que se encontravam no local, a chamada...