- Nº 1600 (2004/07/29)

Investir na saúde

Breves Nacional

As obras do novo complexo termal de Niza, distrito de Portalegre, arrancam em Agosto, implicando um investimento na ordem dos cinco milhões de euros, revelou, na passada semana, a presidente do município, Gabriela Tsukamoto.
De acordo com a autarca comunista, as obras deverão estar concluídas em meados de 2006, sendo financiadas em 75 por cento por Fundos Comunitários, através da Acção Integrada de Base Territorial para o Norte Alentejano.
Numa primeira fase, o projecto prevê a construção de um novo balneário e de um centro de internamento. A segunda fase implica o arranjo paisagístico e a construção de acessibilidades, representando um investimento de cerca de 3,7 milhões.
O projecto será complementado com uma unidade hoteleira, um parque de campismo e um parque desportivo com piscina, que deverão ser construídos com recurso a investimento privado.
As termas da Fadagosa de Nisa (nascente termal de água sulfurosa) foram frequentadas na última época termal por cerca de 1500 utentes. A água das termas é indicada para o tratamento de afecções das vias respiratórias, doenças de pele e patologias dermatológicas, doenças metabólico-endócrinas e afecções reumáticas e músculo-esqueléticas.