
- Nº 1606 (2004/09/9)
Torneio internacional de mini-futsal
Uma novidade maravilhosa
Festa do Avante!
Um torneio internacional de mini-futsal foi novidade no programa desportivo da Festa deste ano. Com as bancadas do polidesportivo cheias ou com muitos assistentes, foi um regalo ver como miúdos até os dez anos de idade interpretavam o jogo, sem dúvida o mais popular em todo o mundo.
Não afirmamos que muitos dos gaiatos que evoluíram na Atalaia vão ser craques, mas não temos dúvidas de que vão ser bons jogadores de futebol. É que eles já o são. Cremos até que seria bom que alguns dos nossos profissionais perdessem um niquinho do seu «precioso» tempo e observassem uma partida disputada por estes miúdos, que atentassem na alegria com que se entregam ao jogo, no modo como procuram acatar e pôr em prática as indicações dos treinadores, no desportivismo com que aceitam as decisões do árbitro ou as contingências do jogo.
Chegaram à final os espanhóis do C. D. Puerta Palma e o Centro de Solidariedade Social de Pinhal de Frades. Os gaiatos do concelho do Seixal foram claramente superiores e venceram por 5:2. No jogo para a atribuição dos 3.º e 4.º lugares, a Sociedade Recreativa do Bairro da Bela Vista (Almada) bateu por 7:3 o C. A. Cascalheira (Lisboa).
Nem que não me convidem!
Apesar de ter perdido a final, Manuel Terrón Rueda, o treinador dos jovens espanhóis, não se mostrava minimamente agastado. «Gostei muito de ter vivido a Festa do Avante!, porque tudo é muito bonito – afirmou aquele técnico, após o jogo derradeiro. – É a primeira vez que estive num ambiente assim. Tenho que agradecer a toda a gente, sobretudo, aos organizadores do torneio, que se mostraram inexcedíveis em atenção para connosco».
Também os miúdos estavam contentes. «Eles desfrutaram muito» – prosseguiu Manuel Torrón. «E vejam, é a primeira vez que saem de Espanha, portanto já são internacionais. Se para o ano o torneio tiver outras categorias, cá estaremos. E se não nos convidarem, virei sozinho, pois não quero perder uma festa como esta».
O treinador espanhol estava enfeitiçado. «Gosto de toda a Festa, dos debates, da gastronomia, da música, do vinho, do desporto que vemos aqui, também das mulheres bonitas, e vêem-se muitas. Escreve, que é verdade. Escreve também que toda a gente se porta muito bem connosco.»
José Augusto