
- Nº 1606 (2004/09/9)
Petanca
Um jogo enraízado
Festa do Avante!
A petanca é um curioso jogo popular nascido em França. Entretanto, muitos dos nossos imigrantes trouxeram-no quando regressaram, depois de longos anos de estranja, e pode dizer-se que o transplante constitui um êxito. Todavia, é ao sul do Tejo que mais se pratica este jogo, contando-se por centenas os que o fazem organizadamente.
Por conseguinte, não admira que a petanca tenha ganho o seu espaço na Festa do Avante, que assimila e reflecte o que há de genuinamente popular em todas as áreas de actividade. Ao torneio deste ano, em cuja organização participaram a Associação de Reencontro de Emigrantes (Grândola) e o Bairro de S. João (Sobreda), apresentaram-se 60 petanquista, em representação de seis equipas.
Colectivamente, a já citada Associação de Reencontro de Emigrantes foi a que teve a mão mais certeira, seguindo-se-lhe o Vitória Clube Quintinhas e o Clube de Campismo do Concelho de Almada.
Em pares, vitória para Alberto José e José Pena, da Associação de Reencontro de Emigrantes. Daniel Domingos e José Teixeira, do Vitória Clube Quintinha, e Mariano Paixão e Victor Gomes, da colectividade de Grândola, classificaram-se nos lugares seguintes.
José Augusto