
- Nº 1627 (2005/02/3)
«Até Amanhã, Camaradas»
Aconteceu
A SIC exibiu nos dias 28 e 29 de Janeiro uma das mais relevantes produções de sempre da televisão portuguesa, a série «Até Amanhã, Camaradas». A história, escrita por Álvaro Cunhal e interpretada por 140 actores e 2400 figurantes, retrata as lutas operárias de 1944 e o papel do PCP na divulgação dessas lutas.
Cândido Ferreira, Paulo Pires, Leonor Seixas, Gonçalo Waddington, Adriano Luz, António Capelo, José Wallenstein, Marco d’Almeida e São José Correia são alguns dos actores que integram o vasto elenco desta produção, que, pensada inicialmente como série de seis episódios de uma hora, foi exibida em dois blocos de três horas.
Joaquim Leitão, o realizador que diz filmar «só aquilo em que acredita», explicou, dias antes, em declarações ao Correio da Manhã, que o livro que Álvaro Cunhal escreveu com o pseudónimo de Manuel Tiago «tem uma história que vale a pena contar». «A obra retrata um período da história pouco conhecido pelos portugueses e fala de heróis anónimos que sofriam na pele a falta de liberdade e a miséria, porque, naquela altura, havia fome e uma sardinha era dividida por seis pessoas. Esta gente lutava por um país melhor e tinha as suas paixões, sofria, era aventureira, perseguida...».
Integralmente gravada em película, «Até Amanhã, Camaradas» será posteriormente exibida nas salas de cinema.