- Nº 1628 (2005/02/10)
Teatro em Almada

Incentivar novos públicos

Nacional
A 9.ª Mostra de Teatro de Almada, que visa divulgar a produção artística local e cativar novos públicos começando pelos bebés, arranca amanhã com a estreia de «Mystério!», pelo Ninho de Víboras.

Até ao dia 27 de Fevereiro vão actuar em diversos palcos 13 companhias do concelho, que apresentarão 17 espectáculos, oito dos quais em estreia, de acordo com o programa da iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Almada e grupos participantes.
Este ano, pela primeira vez, os promotores da mostra convidaram uma companhia de outro concelho. O convite foi endereçado à Inestética Companhia Teatral, de Vila Franca de Xira, que apresenta, no dia 15, «The Scum Show».
O espectáculo, que mistura teatro, dança, ópera e vídeo, é inspirado no texto «A Morte Melancólica do Rapaz Ostra», de Tim Burton, e tem libreto e encenação de Alexandre Leite e música original do grupo The Gift.
Inédita também na mostra é a inclusão de espectáculos para crianças e bebés.
O Teatro Extremo repõe, no dia 19, «Saltimbancos», a partir de um texto do músico brasileiro Chico Buarque, e Armadilha leva novamente à cena, no dia 20, «Miauzz, uma Ratsódia para Todos».
«Mystério!», que assinala o início da iniciativa, conta a história absurda de Elvira, empregada de uma bilheteira de teatro, e D. Mystério, uma criatura que habita a sua casa.
Entre outras estreias previstas destacam-se, no dia 13, «Auto- retrato», que o grupo Útero representará numa casa abandonada em Cacilhas, e, no dia 22, «Lissão», pelo Novo Núcleo de Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Monte de Caparica.
Este último espectáculo baseia-se em «A Lição», de Eugene Ionesco, «Cosmicómicas» e «Novas Cosmicómicas», de Italo Calvino, e «À Espera de Godot», de Samuel Beckett.
A mostra encerra, no dia 27, com a reposição de «Chove sobre o Rio de Aurélia», de Paulo Andress, pelo grupo O Grito.
Antes, no dia 18, o público terá nova oportunidade para ver a recente produção da Companhia de Teatro de Almada: «A Purga do Bebé», do dramaturgo francês Georges Feydeau.
Paralelamente aos espectáculos, decorrerão oficinas de improviso e construção da personagem, café-concertos e exibições de dois filmes sobre a temática do teatro: «Noite de Estreia», de Nick Cassavetes (dia 16), e «Se Podes Olhar, Vê.Se Podes Ver, Repara», de Rui Simões (dia 23).
As diversas actividades realizam-se em espaços culturais do concelho de Almada, como Fórum Romeu Correia, Convento dos Capuchos, Teatro Extremo e Incrível Almadense.