
- Nº 1645 (2005/06/9)
Reforçar a influência
Breves Nacional
Com o objectivo de avaliar o que se fez e avançar com novas forças para o trabalho das Eleições Autárquicas, realizou-se, no dia 28 de Maio, o Encontro Distrital da CDU de Santarém.
Saudando e valorizando o empenhamento de todos que estão neste projecto, Luísa Araújo, da Comissão Política do PCP, destacou que a CDU é, actualmente, a 3.ª força eleitoral, com 15 por cento dos votos para as câmaras municipais. Tem ainda representação em 156 órgãos autárquicos, com 440 eleitos.
No entanto, informou, a CDU não tem representação em quatro dos 21 concelhos. «Esta situação em Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Ourém, coloca-nos uma atenção especial. É necessário alargar o nosso projecto, mesmo que seja em número muito reduzido de eleitos, procurando garantir o funcionamento democrático e a transparência dos órgãos na defesa dos interesses da população», disse Luísa Araújo.
A comunista referiu ainda que, no distrito, existem realidades diversas que se reflectem na «nossa» influência eleitoral. «As políticas de direita, com consequências nas estruturas económicas e no enfraquecimento do tecido produtivo, agrícola e industrial do nosso distrito, conduziram a alterações significativas no plano sociológico com consequências na desertificação e no envelhecimento de populações em importantes zonas da nossa influência», afirmou, sublinhando que «os nossos resultados dependem do nosso trabalho, mas dependem também da correlação de forças».