- Nº 1656 (2005/08/25)
Santo Tirso

Comunistas acusam PS de violar lei eleitoral

Nacional

A CDU apresentou quinta-feira queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra a candidatura socialista à Câmara de Santo Tirso, que acusa de violar a lei ao utilizar publicidade paga num jornal local.
Em comunicado, os comunistas referem que o Jornal de Santo Thyrso publicou, em 29 de Julho, «uma página completa, como publicidade», com as fotografias do candidato à presidência da câmara, António Castro Fernandes, e os das 24 assembleias de freguesia do concelho.
A CDU recorda que a lei proíbe a utilização de publicidade paga como meio de propaganda eleitoral após a marcação da data das eleições e considera que os candidatos, cujas fotos foram publicadas, encomendaram o espaço no jornal «consciente e deliberadamente para obter um melhor resultado nas eleições autárquicas».
Os comunistas afirmam ainda que «o director do Jornal de Santo Thyrso, bem como a sua redacção e administração, procederam à referida publicidade comercial bem sabendo que era ilícita por já ter sido marcada a data das eleições».