- Nº 1658 (2005/09/8)
Corrida da Festa

Referência do desporto popular

Festa do Avante!

Diz o povo que o que importa não é ganhar, mas participar. Na Atalaia, o espírito é, e sempre foi, esse. Mais de 1500 atletas, um recorde absoluto, desde amadores a desportista de renome, repartidos por centenas de equipas, vindas dos quatro cantos do País, participaram, domingo, na 18.ª Corrida da Festa. Esta prova, uma das maiores a nível nacional, tem como objectivo principal permitir o convívio e uma prática desportiva cultural.
Pouco passava das 9 horas já os atletas, num misto de cores e uniformes, se perfilavam junto ao campo do Amora, na entrada da Medideira. Alongamentos, pequenos sprints, massagens, um gole de água, tudo servia para aquecer os músculos e entreter o espirito.
Quando o sol já ia alto e quente, à semelhança do que aconteceu durante os três dias da Festa, por volta das 10 horas, partiram então os atletas. Dez quilómetros a correr - ou a andar, para quem quisesse, em torno da Baia do Seixal, cenário de imensa beleza natural, era o objectivo. A prova terminou na Atalaia, junto ao lago e ao auditório 1.º de Maio. Como prémio, factor insignificante perante o convívio, a confraternização, a amizade e a solidariedade, os atletas receberam um diploma, uma t’shirt alusiva à Corrida da Festa, e uma entrada para a Festa. Os vencedores absolutos masculinos e femininos tiveram ainda direito a uma viajem de quatro dias à Madeira, com pequeno almoço incluído, a gozar no próximo mês de Outubro, e as 15 primeiras equipas receberam, das mãos dos eleitos da CDU no concelho do Seixal e da Moita, trofeus e taças.
Para registo, ficam aqui alguns dos resultados. Em primeiro lugar absoluto ficou Luís Jesus, da Conforlimpa. Sandra Santos, da Juventude do Monte Abrão, venceu nos femininos. Nos juniores, Sandra Isabelinha (Associação Recreativa Frade da Silva) e Jorge Miranda (Sport Lisboa e Benfica) conquistaram os primeiros lugares.
Nos masculinos, veteranos 1 e seniores, a vitória coube a Gilberto Fernandes (Frades de Cima) e Luís Jesus (Conforlimpa). Francisco Fernando (Autarquias do Seixal) venceu a prova nos veteranos 5, Amílcar Duarte (Vitória de Setúbal), nos veteranos 2, Silvestre Gomes (Dafundo), nos veteranos 3, e José Simões (Águias Unidas do Fanqueiro), nos veteranos 4.

Melhorar a qualidade de vida

Antes da entrega dos prémios, sendo que aqui não há vencidos nem vencedores, Alfredo Monteiro, presidente da Câmara Municipal do Seixal, que recebeu um troféu pelo seu empenhamento e dedicação à causa desportiva, disse algumas palavras, valorizando o projecto da CDU, nomeadamente na área do desporto.
«De facto a Corrida da Festa do Avante! é uma festa de referência do desporto popular em Portugal, que marca a abertura da época do atletismo. Por aqui têm passado grandes nomes do atletismo português», disse Alfredo Monteiro, enaltecendo, por seu lado, o projecto que representa: «Esta é também a marca distintiva da CDU em relação ao desenvolvimento local e ao papel do desporto na qualidade de vida das populações. É uma vez mais, agora em Outubro, que também, com a CDU, o desporto irá significar melhor qualidade de vida, mais saúde, um projecto de rosto humano».
No final da sua intervenção, o autarca e candidato à presidência da autarquia, saudou a organização da Corrida «pela sua grande capacidade, desde 1990, no concelho do Seixal, e neste magnífico enquadramento da Baia», os participantes e os convidados e apelou à participação de todos «ao maior acontecimento político, cultural e popular do País».