Beja

Confiança em bons resultados

A Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, reunida na segunda-feira, manifestou a sua confiança na obtenção, para a CDU, de bons resultados eleitorais no distrito. Lembrando que a CDU concorre a todos os órgãos autárquicos do distrito, a DORBE realça que «está agora em curso o período de esclarecimento dos cidadãos e de apresentação das propostas de acção. As perspectivas eleitorais positivas resultam dos princípios que norteiam a coligação, da qualidade dos candidatos, da forma participada como foram elaborados os programas, da valorosa obra feita pelos autarcas da CDU, do dinamismo das acções de campanha e da «certeza de que, ao contrário do que sucede com o PS e PSD, com a CDU os compromissos eleitorais são sempre para cumprir».
Os comunistas de Beja consideram que embora as eleições de 9 de Outubro sejam autárquicas «devem constituir uma oportunidade soberana para, a nível nacional, os eleitores castigarem o Governo PS pelo não cumprimento das promessas feitas, porque os principais candidatos apresentados pelo PS são cúmplices com a política deste Governo».
Entende a DORBE que «uma votação maciça na CDU no distrito de Beja, no próximo dia 9 de Outubro, será, a par de uma garantia de uma vida melhor para as populações, uma forma de rejeitar e condenar a política de direita PS/Sócrates feita, em apenas seis meses, de aumento do desemprego, de subida de impostos, de congelamento dos salários». Ao mesmo tempo, recorda o PCP, a banca, os seguros e as grandes empresas e seus gestores vêem crescer os seus lucros e privilégios.
Condenando «energicamente» os insultos lançados por candidatos do PS contra candidatos da CDU – e seus familiares – em alguns concelhos do Baixo Alentejo, o PCP acredita que os eleitores saberão «responder condignamente» ao que considera uma «forma baixa de fazer política».

As promessas do costume

O PCP rejeita as promessas recentemente feitas pelo Governo relativamente ao Aeroporto de Beja. «A um mês das eleições, o Governo do PS despachou um secretário de Estado ao Alentejo para, numa acção de propaganda promovida pelo Governo Civil de Beja, vir prometer verbas – à cautela só em 2006… – para o Aeroporto de Beja e para o IP-8», destaca a Direcção da Organização Regional de Beja do PCP. Os comunistas acreditam que o bejenses saibam já que em anos anteriores muitos foram os ministros e os secretários de Estado a deslocarem-se ao distrito e à cidade com garantias relativas ao aeroporto. Até agora, nada, acusam.
São os comunistas, lembra a DORBE, que desde há muito lutam pela concretização destes e de outros projectos importantes para a região. Em relação ao aeroporto de Beja, o PCP – tal como a Câmara Municipal de Beja, de maioria CDU – tem-se batido pelo «avanço do projecto» que até agora não teve nenhum financiamento por parte dos governos.


Mais artigos de: PCP

Álvaro Cunhal evocado em revista e DVD

O dirigente comunista, recentemente falecido, é evocado em duas edições do PCP. Num DVD editado pelo Departamento de Propaganda e no mais recente número do Caderno Vermelho, do Sector Intelectual de Lisboa.

Ideal Leiriense não garante emprego

Os trabalhadores da Ideal Leiriense, sediada no concelho de Soure, foram informados pela administração da empresa – no dia 1 de Setembro, aquando do seu regresso de férias – de que esta manteria as portas abertas mas sem garantias de pagamentos dos salários, atrasados desde Julho, e do subsídio de férias. Os 55...

Mais apoio para os Bombeiros

Os comunistas do Montijo, em nota do Executivo da Comissão Concelhia, estão solidários com as causas do protesto dos Bombeiros Voluntários daquele concelho, levado a cabo no passado dia 9. O protesto foi motivado pelo insuficiente apoio prestado pela Câmara Municipal do Montijo a esta corporação, «contrariamente àquilo...

Candidatura na Internet

A candidatura de Jerónimo de Sousa às eleições presidenciais disponibiliza, a partir de hoje, a sua página oficial na Internet. Em

Novo ano lectivo

Para apresentar as posições do PCP sobre a abertura do ano lectivo, foi convocada para ontem uma conferência de imprensa, em que participaria Jorge Pires, membro da Comissão Política e responsável pela área do Ensino. Desta matéria trataremos na próxima edição do nosso jornal.