
- Nº 1662 (2005/10/6)
Volkswagen chantageia assalariados
Breves Europa
A administração da Volkswagen ameaçou desviar a construção do novo modelo Golf Marrakech para a fábrica de Palmela, caso os trabalhadores da unidade de Wolfsburg, sede histórica da marca, não aceitassem significativas reduções salariais e o alargamento do horário laboral.
Alegando que a produção do veículo em Portugal custaria menos mil euros por unidade, a administração do grupo conseguiu vergar os sindicatos às suas exigências em troca da manutenção de mil postos de trabalho.
Em resultado, os operários da VW de Wolfsburg verão os seus salários reduzidos em 20 por cento e o horário semanal aumentado na mesma proporção. O facto de auferirem vencimentos que são em média muito superiores aos pagos em Portugal (cerca de 2600 euros mensais), não diminui a gravidade do precedente aberto. Da mesma forma que agora se serviu da fábrica de Palmela para chantagear os trabalhadores alemães, a administração poderá amanhã exigir um alinhamento com as condições vigentes nas fábricas da República Checa, China ou qualquer outro país onde venha a explorar mão- de-obra barata. Tal como hoje, a alternativa será o despedimento em massa...