James Petras em entrevista ao Avante!

O imperialismo e a resistência dos povos

Hugo Janeiro
«O estado imperial é aquele que impõem novas regras que moldam o comportamento dos demais estados». A frase, retirada de um dos valiosos trabalhos do professor James Petras, define de forma lapidar os EUA e o cerne da sua política externa na actual fase do capitalismo globalizado. Aproveitando a sua presença em Portugal, o Avante! foi falar com o sociólogo norte-americano, uma conversa franca e aberta sobre a guerra do Iraque, a chamada «reforma» da ONU, os avanços e recuos das forças progressistas na América Latina e no Médio Oriente e, como não podia deixar de ser entre camaradas, o papel dos comunistas e a resistência dos povos.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Cimeira das Américas, <br>Cimeira dos Povos <br>e Marcha contra Bush <font color=0093dd>(*)</font>

A cidade turística de Mar del Plata viverá de 1 a 5 de Novembro acontecimentos e mobilizações sem precedentes na sua história. Ali, a quatrocentos quilómetros de Buenos Aires, terão lugar nesses dias a Cimeira das Américas, a Cimeira dos Povos e a Marcha contra Bush. Os números são impressionantes: dezenas de milhares de funcionários argentinos para garantir a segurança, dois mil norte-americanos ao serviço da integridade do presidente dos Estados Unidos e dezenas de milhares de manifestantes que se concentrarão para expressar o seu apoio ao presidente venezuelano Hugo Chávez e o seu repúdio pelo norte-americano George W. Bush.

60 anos em nome da paz

No próximo dia 10, comemora-se os 60 anos da fundação da Federação Mundial da Juventude Democrática, actualmente presidida pela JCP.