Conferência de Partidos em Atenas

Partidos comunistas e operários estiveram reunidos em Atenas, de 18 a 20 de Novembro, numa Conferência Internacional com o tema «Tendências actuais do capitalismo: impacto económico, social e político. A alternativa dos comunistas».
Nesta Conferência, a sétima edição de uma iniciativa internacional do Partido Comunista da Grécia (PCG) que se tem vindo a realizar em Atenas, participaram 73 delegações, na sua grande maioria da Europa e Médio Oriente, mas também da Ásia, América Latina e África.
O PCP esteve representado por Albano Nunes, membro do Secretariado e da Comissão Política.
A Conferência começou com uma intervenção de Aleka Papariga, Secretária-Geral do PCG e encerrou ao som da Internacional. As sucessivas intervenções permitiram uma útil troca de opiniões sobre a situação internacional e as experiências de luta dos diferentes partidos. Foi sublinhada a crescente agressividade do capitalismo em todas as esferas e o violento assalto contra conquistas e direitos dos trabalhadores, a necessidade de reforçar a cooperação dos comunistas e destes com outras forças progressistas e revolucionárias, e a actualidade do socialismo como alternativa necessária ao capitalismo. Os intervenientes exprimiram a sua solidariedade com os povos que se encontram na primeira linha de combate à política de ingerência e agressão do imperialismo como no caso do Iraque, de Cuba, da Venezuela, da Palestina, da Síria, da RDPCoreia, do Líbano e outros.
As perseguições e campanhas anti-comunistas que se verificam em vários países foram condenadas e, em particular, as tentativas para aprovar na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa uma resolução anticomunista.
O representante do PCP encontrou-se com a Secretária-Geral do PCG, Aleka Papariga, e com outras delegações presentes na Conferência, confirmando o empenho dos comunistas portugueses em contribuir para o fortalecimento do movimento comunistas internacional e da cooperação e solidariedade internacionalista das forças progressistas, dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo.


Mais artigos de: Internacional

Por um mundo de paz e justiça social

Reunidos em Havana de 7 a 10 de Novembro, 81 delegados de 22 países condenaram a presença militar dos EUA no mundo e apelaram à mobilização pela paz.

As prisões da miséria

«Exercemos capacidades para recolher informação e fazemo-lo através de uma variedade de métodos únicos e inovadores, e nenhum é tortura», foi a resposta dada por Porter Goss, actual director da CIA, quando questionado sobre se os agentes secretos norte-americanos recorrem a métodos de tortura contra prisioneiros.

Venezuela e Argentina reforçam cooperação

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner, assinaram esta semana uma série de acordos bilaterais, entre os quais o que cria uma joint-venture que produzirá 5 milhões de barris de gás por ano, e outro visando acelerar a construção de um gasoduto entre os dois países, com base na Petrosul, a...

Eleições antecipadas

A maioria dos deputados israelitas aprovou uma proposta de dissolução do Parlamento (Knesset) e de convocação de eleições antecipadas para 28 de Março.

Colômbia e narcotráfico

Desde há muitos anos que a rançosa oligarquia colombiana não pára de saltar de escândalo em escândalo e o governo de Álvaro Uribe Vélez, ele mesmo filho de Alberto Uribe Sierra, que formava parte do cartel Ochoa, não escapa à regra, num momento em que o actual inquilino do Palácio de Narino está empenhado em conquistar...