Migrantes com direitos

A CGTP-IN e a TUC britânica assinaram, dia 6, em Lisboa, um protocolo de cooperação para «enquadramento e defesa sindicais dos trabalhadores migrantes, quer no Reino Unido, quer em Portugal».

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Trabalhadores

Não nos tirem a saúde

A CGTP-IN e o Movimento de Utentes dos Serviços Públicos acusam o Governo de «querer transformar a saúde numa fonte de negócio» e de fazer recair sobre os utentes mais encargos.

Primeira resposta na <em>EMEF</em>

A forte participação na manifestação nacional de sexta-feira, em Lisboa, e mais de 800 assinaturas, recolhidas dias antes, expressam o repúdio pelas propostas que a administração da EMEF cozinhou e as organizações da UGT aceitaram.

STAL aponta ao Governo

Desde segunda-feira, activistas sindicais da administração local realizaram vigílias, no Terreiro do Paço e junto à residência do primeiro-ministro, esperando que aqui não fossem levantados obstáculos pelas autoridades.

Contra horários de 50 horas

Contra a imposição de 50 horas semanais, processos disciplinares e despedimentos «abusivos», os trabalhadores na Cimianto, em Alhandra, pararam uma hora nos dias 4, 5 e 6.

Falta política contra a sinistralidade

A CGTP responsabiliza o Governo pela sinistralidade e propõe-se eleger 4 mil representantes para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, até ao próximo congresso.

Conquistados aumentos <br>na <em>Petrogal</em> e <em>GDP</em>

A Fequimetal/CGTP-IN informou que, no final de Março, estabeleceu dois acordos «muito importantes» com as administrações da Petrogal e da Gás de Portugal, relativamente a salários, subsídios pecuniários, aumento do período de férias, prémio extraordinário e outras melhorias nas condições de trabalho.«Tendo em conta que...

Contra OPA

As comissões de trabalhadores do BPI e da PT vão realizar uma acção de luta conjunta contra as ofertas públicas de aquisição, lançadas pelo BCP e pela Sonae. A decisão foi tomada numa reunião das duas CT, que teve lugar anteontem, no Porto.Os representantes dos trabalhadores explicaram, à comunicação social, que uma...

<em>Panibel</em> encerra sem aviso

Em Lisboa, a Panibel, Panificadora Unida de Belém encerrou sem aviso, apanhando de surpresa os 120 trabalhadores que, na segunda-feira depararam com as portas fechadas. A fábrica abastece cerca de 30 padarias e emprega famílias inteiras cuja sobrevivência depende da laboração. Por pagar ficaram os salários de Março e...

ME recua no Centro

«Devido aos protestos de professores, de sindicatos da Fenprof, de autarquias e de pais, o Ministério da Educação começou a recuar», congratulou-se o SPRC, embora apontando insuficiências. Em nota divulga dia 5, o Sindicato dos Professores da Região Centro refere que «diversas escolas da lista de encerramentos já não...

CGD aperta salários

Para protestar «contra a intransigência da administração» da Caixa Geral de Depósitos e empresas do grupo CGD nas negociações salariais, o STEC realizou anteontem uma acção na entrada principal do edifício-sede, na Avenida João XXI, em Lisboa.

Motoristas contra exames

A Festru/CGTP-IN entregou dia 6, no Ministério da Administração Interna, 3 mil assinaturas de motoristas de pesados de passageiros, contra o decreto-lei que, desde Junho do ano passado, sujeita novamente aqueles profissionais a exames psicológicos, na renovação da carta de condução.