Nuclear preocupa «Os Verdes»

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» manifestou, no passado dia 22 de Abril, após uma reunião na sua sede nacional em Lisboa, «uma profunda preocupação» pelo facto de o primeiro-ministro ter feito declarações, no âmbito de um encontro organizado pela Courrier Internacional, sobre a necessidade de abrir em Portugal o debate sobre o nuclear, alegando alterações de circunstância, designadamente com o agravamento da situação decorrente da crise no sector do petróleo.
Em nota dirigida ao Avante!, «Os Verdes» relembram que em Fevereiro último, em resposta a uma questão colocada directamente colocada pelos ecologistas, o primeiro-ministro afirmou no plenário da Assembleia da República que o nuclear não está na agenda do Governo.
«Reafirmamos que, em matéria energética, é necessária uma maior independência do petróleo, apostando em fontes energéticas renováveis e diversificadas e também na requalificação das redes e frotas de transportes públicos, nomeadamente ferroviários, criando verdadeiras alternativas à utilização automóvel», afirmam «Os Verdes».
Relativamente à «teimosia» do Governo em pretender levar por diante a queima de resíduos industriais perigosos nas cimenteiras, os ecologistas reafirmam «a necessidade da suspensão deste processo até se avaliarem, com rigor, os efeitos na saúde da queima» e exigem «uma posição clara do Governo para que os portugueses saibam se o Governo tenciona queimar resíduos susceptíveis de outro tipo de tratamento que não a queima, nomeadamente os óleos usados».

Desresponsabilização do Estado

«Os Verdes» manifestaram ainda a sua preocupação face às políticas sociais que o Governo PS tem vindo a implementar e que têm conduzido ao acentuar da desresponsabilização do Estado no que diz respeito às funções sociais.
«Estas políticas que de forma cega têm levado ao encerramento de escolas, jardins-de-infância, maternidades, centros de saúde, redes de transportes e outros importantes serviços públicos, vão comprometer ainda mais a qualidade de vida dos portugueses em geral e em particular, as populações do interior do País, que ficam nalguns casos, sem quaisquer possibilidades de acesso a muitos destes serviços públicos», continuam os ecologistas.
Relativamente às prioridades de intervenção para o futuro, o Conselho Nacional sublinhou a necessidade de canalizar esforços de todos os dirigentes e activistas para fazer da 10.ª Convenção Nacional Ecológica, o Congresso de «Os Verdes», que se realizará em Lisboa, nos dias 26 e 27 de Maio, «um grande espaço de debate e ao mesmo tempo um grande momento de afirmação e valorização do projecto ecologista em Portugal».


Mais artigos de: Nacional

«Uma obra de Abril com futuro»

Com o tema «30 anos de gestão democrática dos baldios – Obra de Abril com futuro», realizou-se, em Viseu, nos dias 22 e 23 de Abril, a 5.ª Conferência dos Baldios.

Em defesa da liberdade de expressão

Um conjunto de dezenas de personalidades, intelectuais, autarcas, dirigentes associativos, sindicalistas, activistas de movimentos sociais, militares de Abril, do Porto, estão a promover um abaixo-assinado contra um Regulamento Municipal sobre Informação Política.

Recuperar habitações municipais devolutas

O vereador do PCP na Câmara do Porto defendeu, na passada semana, que a Segurança Social comparticipe na recuperação de habitações municipais devolutas, para resolver o problema de famílias realojadas em pensões há mais de um ano.Rui Sá reuniu, entretanto, com munícipes que se encontram a viver em pensões ou partes de...

CDU visita Polis do Cacém

Os eleitos da CDU e o deputado do PCP António Filipe visitaram, no passado dia 22 de Abril, as obras do Polis do Cacém. Apesar do mau tempo que se fazia sentir, a visita percorreu a zona de intervenção do projecto, recolhendo queixas e sugestões da população. O vereador Baptista Alves contactou com os comerciantes, onde...

«Promover a inclusão»

Sob o lema «Promover a inclusão, lutar contra a ilusão», a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), que representa organizações de e para pessoas com deficiência, vai realizar, sábado, no Palácio de Cristal, no Porto, o seu 16.º Encontro Nacional de Deficientes. A CNOD tem por objectivo orientar a sua...