8.º Congresso da JCP no sábado e domingo, em Gaia

Transformar o Sonho em Vida

O 8.º Congresso da JCP realiza-se este fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia. O lema «Transformar o Sonho em Vida» vai nortear os trabalhos dos mais de 800 delegados que irão participar, eleitos de Norte a Sul do País, incluindo Açores e Madeira.
Cerca de 20 delegações estrangeiras estarão presentes no congresso, depois de participarem num Seminário Internacional sobre «A luta da juventude pela liberdade e defesa dos direitos democráticos», amanhã, no Seixal.
A festa está garantida na noite de sábado. Às 22h, os delegados desfilam pelas ruas da cidade até ao Cais de Gaia, onde tem lugar um concerto com as bandas Dealema e Yellow-W-Van tendo como convidados Rui Reininho (membro dos GNR) e Marta Réne (vocalista dos Sloppy Joe).
Na tarde de domingo, às 14h, actua o Coral da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, numa comemoração do centenário do nascimento do compositor e músico comunista Fernando Lopes Graça.
O Congresso inicia-se às 10h de sábado e termina no domingo, às 18h. O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, intervém às 17h, antes do encerramento.

De­le­ga­ções es­tran­geiras no Con­gresso

Diversas delegações internacionais já confirmaram a sua presença no Congresso, entre elas a Federação Juvenil Comunista (Argentina), a Juventude do PAICV (Cabo Verde), a Juventude do Movimento V República (Venezuela), a Juventude Comunista da Venezuela, a Juventude Farabundo Marti de Libertação Nacional (El Salvador), a Juventude da Alemanha Livre, a Juventude do Movimento Popular de Libertação de Angola, a União da Juventude Democrática Albouri Ndiaye (Senegal), Labour Youth (Turquia), o Colectivo de Jovens Comunista (Espanha), a União de Jovens Comunistas de Espanha, a Federação Juvenil Comunista de Itália, a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), a União de Juventude Socialista (Brasil), o Colectivo de Jovens Comunistas da Catalunha, a União de Juventude Comunista (República Checa), a União da Juventude Socialista (Roménia), a Juventude Comunista da Grécia e a Federação Democrática de Juventude da Índia.



Mais artigos de: Juventude

«A militância é a nossa força»

O 8.º Con­gresso da JCP foi mar­cado duas se­manas antes da Festa do Avante!, numa reu­nião da Di­recção Na­ci­onal, de­pois de uma jor­nada de tra­balho na Quinta da Ata­laia. Vasco Car­doso, Dé­bora Santos e Valter Fer­reira, di­ri­gentes da or­ga­ni­zação, an­te­cipam o con­gresso do fim-de-se­mana e falam sobre a or­ga­ni­zação.

A importância de ser comunista

«Ser militante da JCP é estar na luta por um objectivo comum, transformar a sociedade. Ajuda-nos a crescer enquanto pessoas. Estarmos a dar um contributo para uma causa comum é muito importante para a nossa construção enquanto seres humanos», afirma Valter Ferreira, membro da Direcção Nacional da JCP.Débora Santos,...

Pela liberdade e pelos direitos democráticos

«A luta da juventude pela liberdade e defesa dos direitos democráticos» é o tema do seminário internacional que tem lugar amanhã, no Fórum Cultural do Seixal. A iniciativa é organizada pela JCP, no âmbito do seu 8.º Congresso, e conta com a participação de 20 organizações internacionais e de várias associações juvenis da região de Setúbal.

Direcção Nacional da JCP reunida em Lisboa

A Direcção Nacional da JCP reuniu-se no fim-de-semana, em Lisboa. Os participantes aprovaram diversos documentos a apresentar ao congresso: a proposta de resolução política, a proposta de alteração aos princípios orgânicos e a proposta de composição da nova Direcção Nacional. Foram ainda aprovadas as propostas de...

Como chegar ao Congresso

Para quem vem do Norte1- Seguir em direcção ao Porto;2- Sair em Porto Oeste – Sul;3- Sair em Gaia, Santo Ovídio. Chegando a Vila Nova de Gaia, seguir pela Avenida da República cerca de um quilómetro;4- Virar à direita para a Avenida Vasco da Gama (N222);5- Virar à esquerda para a Rua Almeida Garrett.Para quem vem do...