- Nº 1694 (2006/05/18)
Vila Real e Bragança

Desertificação tem causas

PCP

Em conferência de imprensa conjunta, as direcções regionais de Bragança e Vila Real do PCP consideram que a não implementação das Regiões Administrativas e, nomeadamente, a não criação da Região Administrativa de Trás-os-Montes e Alto Douro são «condições que contribuem para a crescente desertificação, perda de qualidade de vida por parte das populações e subdesenvolvimento de toda a região».
As duas direcções regionais sustentam que a região foi sempre alvo de «manifesta discriminação» por parte dos governos e destacam a «poderosa ameaça» em curso, marcada pelo encerramento de escolas, maternidades, centros e postos de saúde, pelo fim de linhas férreas e de várias estruturas, como quartéis da GNR, postos dos CTT ou lojas da PT.
Para o dia 11 de Junho estão já marcadas as Jornadas pelo Desenvolvimento Regional, a realizar em Vila Real. Estas jornadas – promovidas pelas duas direcções regionais – contarão com a participação de deputados comunistas na AR e no PE, bem como do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.