Teatro Académico Gil Vicente

JCP solidária com trabalhadores

A JCP expressou a sua solidariedade para com os trabalhadores do Teatro Académico Gil Vicente e exigiu do Governo e da Câmara Municipal de Coimbra o desbloquear imediato das verbas que são devidas àquela instituição com um relevante papel na vida cultural da cidade.
Esta posição foi tornada pública na sequência de uma visita ao Teatro efectuada segunda-feira por uma delegação da JCP que, em reunião com a respectiva direcção, teve oportunidade de se inteirar dos problemas financeiros que aquele atravessa.
A delegação de jovens comunistas, que incluía o deputado Miguel Tiago, pôde constatar a atitude desresponsabilizadora do Executivo PS, traduzida num sub-financiamento quase asfixiante e no ignorar das «necessidades específicas do funcionamento» daquele equipamento cultural.
Criticado pelos jovens comunistas foi também o comportamento da Câmara Municipal de Coimbra que, ao denunciar o protocolo vigente com o Teatro Gil Vicente, compromete o trabalho que está a ser desenvolvido na formação cultural de crianças e jovens.
«A situação agrava-se com a dívida existente por parte da autarquia à instituição», denuncia a JCP, antes de referir que esta questão foi já objecto de interpelação dos eleitos da CDU no executivo camarário.


Mais artigos de: Juventude

Concretizar as decisões do Congresso

«Luta contra a precariedade. Emprego com direitos» é o lema da nova campanha da JCP. A Direcção Nacional dá prioridade à implementação das decisões aprovadas no Congresso.

Conferência Nacional do Ensino Superior

A 12.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP (CNES) realiza-se no dia 18 de Novembro, em Lisboa, com o lema «Derrotar as propinas, correr com Bolonha: com a luta é possível». A decisão foi tomada pela Direcção Central do Ensino Superior (DCES), reunida na semana passada. Para a JCP, trata-se de «um momento de...

Bolonha «chumbada» em Psicologia pelas razões erradas

A reestruturação curricular do curso de Psicologia com vista à implementação do Processo de Bolonha foi recentemente reprovada pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).Este «chumbo» a nível nacional não é justificado com nenhuma razão pedagógica ou científica, mas unicamente porque a DGES não considerou que o...

Novo <em>Agit </em>à venda

O último número do Agit já está à venda. Esta edição da publicação central da JCP aborda o 8.º Congresso, desde os vários meses da fase de preparação. Foca ainda as principais lutas dos jovens portugueses, nomeadamente no ensino secundário, contra o processo de elitização; no ensino superior, com a contestação ao...