Luísa Basto de volta à Festa

Muito mais do que a voz de <em>Avante, camarada</em>

Luísa Basto não é um nome artístico. É um nome de clandestinidade. Filha de funcionários do Partido, ainda criança rumou à União Soviética e por lá estudou e se fez mulher e cantora. Pela sua conotação com o Partido, acredita terem-lhe sido fechadas muitas portas no mundo da música. Mas não se arrepende de nada. Tudo o que é, afirma, deve-o ao PCP e ao povo da União Soviética. Este ano regressa à Festa do Avante! para um espectáculo que, acredita, será «muito especial».

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Festa do Avante!

Lugar ao <em>agitprop</em>

Mesmo sem Bienal, as artes plásticas voltam a marcar forte presença na trigésima edição da Festa do Avante! . A mostra «Comunica@to – arte e comunicação na luta política», sob o lema Romper Amarras, pretende mostrar a possibilidade de fazer convergir a expressão artística com a luta pela transformação da sociedade.

Um artista revolucionário

No espaço das artes plásticas da Festa do Avante! estará em destaque a vida e a obra de José Dias Coelho, artista plástico e funcionário clandestino do PCP, assassinado pela PIDE em Dezembro de 1961. Durante a sua vida de revolucionário, este genial artista colocou o seu talento ao serviço da causa da democracia e do socialismo e do seu Partido, o PCP.

Não é preciso esperar por Setembro

Não é preciso esperar por Setembro para ouvir a Carvalhesa, a melodia popular portuguesa que se transformou num autêntico hino da Festa do Avante!. Sempre que toca, na abertura e no encerramento dos palcos principais, é dançada por multidões alegres e entusiastas. Encontra-se à venda o CD comemorativo da 25.ª edição da...

No Seixal, em Matosinhos, <br>prepara-se a Festa...

No Seixal Cem pescadores promovem a FestaCerca de 100 pescadores, na sua grande maioria dos concelhos de Almada e Seixal, participaram num concurso de pesca desportiva como forma de divulgação da componente desportiva da Festa do Avante!. Foi na manhã do passado dia 10 de Julho, na Baía do Seixal. A organização, desta...