- Nº 1710 (2006/09/7)
Palco Novos Valores

O maior concurso de bandas

Festa do Avante!

O Palco Novos Valores – um pouco acima da zona das exposições e do Espaço Multiusos – tem um público fiel. Há quem não saia do espaço durante todo o tempo em que há espectáculos, do início da tarde até à noite. Querem ver as novidades do ano, as bandas que passaram pelas diveras fases de selecção do concurso que as organizações regionais da JCP lançaram há alguns meses e que foram escolhidas deixando muitas outras para trás.

Com estilos musicais diferentes, a oferta é variada. Esse é, aliás, um dos objectivos da organização. Como refere Gonçalo Ventura, dirigente de Setúbal da JCP, esse objectivo foi mais fácil de atingir com a realização pela primeira vez de uma Finalíssima Norte e uma Finalíssima Sul. «Procuramos divulgar o máximo da música que se faz em Portugal», explica.
Os critérios de selecção das cerca de 300 bandas de todo o País participaram que concorreram não se ficam por aí. Levou-se em conta a qualidade, a sonoridade, a imagem no palco, mas também a mensagem. «A JCP não anda a brincar à política, também queremos passar uma mensagem positiva aos jovens. Algumas bandas venceram alguns concursos pela mensagem que passavam do ponto de vista de reforço da luta da juventude, como é o caso de bandas de rap», afirma, acrescentando que este é o maior concurso de divulgação de bandas jovens a nível nacional.
Enquanto Gonçalo conversa com o Avante!, o entusiasmo vai crescendo junto ao palco. «Toda a Festa é da juventude, mas é natural que os jovens escolham este espaço como referência. Alguns vêm dos mesmos sítios das bandas e querem vê-las. Há muita gente que se identifica com esta selecção, precisamente porque é muito variada», refere o dirigente.
«As bandas que aqui vêm tocar são uma imagem do movimento associativo que temos. Hoje em dia, só conseguem ter um projecto as bandas com uma editora. A JCP, ao contrário disso, promove as bandas jovens, apoia e divulga. Este concurso é uma arma muito forte para estes jovens, que têm a oportunidade de tocar num palco da Festa do Avante!», considera Gonçalo Ventura.
Esta iniciativa é igualmente muito positiva para a JCP, pelo «enorme contacto que permite manter com o movimento associativo, pelas conversas sobre a dificuldade no acesso à cultura e a falta de apoios às iniciativas de juventude. Procuramos mostrar que a JCP é uma força sempre presente no apoio à cultura e aos jovens, ao contrário de outras juventudes partidárias que só aparecem nas campanhas eleitorais.»
Como diz Gonçalo Ventura, os concursos permitiram «o envolvimento de uma série de militantes na preparação, na escolha das maquetas, nos contactos e nos concertos, permitiram a realização de muitos espectáculos em muitas regiões e um contacto mais alargado com milhares de jovens».

No domingo à noite, o dirigente fez um balanço «muito positivo» da iniciativa. E lembrou que há bandas já lançadas a nível nacional que começaram por tocar no Palco Novos Valores e que encaram a JCP como uma organização que incentiva a cultura. «É o caso dos Yellow W Van, que também passaram por aqui», diz.