- Nº 1710 (2006/09/7)
Delegações estrangeiras

A importância de estar presente

Festa do Avante!


Vivamente saudadas durante o comício, quando o director do Avante!, José Casanova, deu a conhecer a lista de países representados, 43 delegações estrangeiras trouxeram para a Festa o valor da solidariedade entregue «por mão própria», a riqueza das informações e opiniões que se trocam de viva voz, a força do interesse renovado em prosseguir a cooperação.
Destaca-se a importância da participação dos camaradas da Venezuela, pelo interesse que suscita o processo de transformações em curso naquele país e pelo caloroso momento de solidariedade vivido no espaço da Organização Regional do Porto; do Líbano, de Israel e da Palestina (OLP e algumas das suas componentes), pela grave situação que o imperialismo agudizou na região... O destaque vai-se alargando a Cuba, pois claro, que suscitou um «concentrado» de solidariedade durante o debate realizado na OR Lisboa; e à luta na Colômbia, aplaudida durante um debate no Alentejo da Festa.
A 30.ª Festa do Avante! teve das maiores representações e mais representativas, muitas a alto nível. Realizaram-se encontros bilaterais de informação e troca de opiniões com os camaradas de todos os partidos que se deslocaram a Portugal. O encontro das delegações, no domingo de manhã, com o secretário-geral do PCP, permitiu uma troca de impressões sobre a situação em Portugal e alguns dos países representados. Na ocasião, informou-se sobre a preparação do encontro internacional de partidos comunistas e operários, a realizar em Novembro, em Lisboa.

Partidos
e organizações


A lista das delegações presentes inclui:
- a Organização de Libertação da Palestina, a Frente Popular de Libertação da Palestina, a Frente Democrática de Libertação da Palestina, o Partido Comunista de Israel e o Partido Comunista Libanês;
- partidos das antigas colónias portuguesas (MPLA, PAICV, PAIGC, Frelimo e Fretilin), de Marrocos (o Partido do Progresso e do Socialismo e o Partido da Vanguarda Democrática Socialista – PADS), do Sahara Ocidental (a Frente Polisário) e da Argélia (o Partido Argelino para a Democracia e o Socialismo – PADS);
- o Partido Comunista de Cuba, o Partido Comunista da Venezuela, a Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional (El Salvador), o Partido Comunista da Bolívia, o Partido dos Trabalhadores (Brasil), o Partido Comunista do Chile, o Partido Comunista Colombiano, a revista Resistência (da Colômbia), o Partido Comunista Peruano, o Partido Comunista do Uruguai;
- o Partido Comunista da China, o Partido do Trabalho da RPD Coreia, o Partido Comunista Japonês e o Partido Comunista do Vietname;
- representações vindas da Alemanha (Partido Comunista Alemão – DKP, e Partido da Esquerda – PDS), Bélgica (Partido do Trabalho), Chipre (AKEL), Espanha (Partido Comunista de Espanha, Bloco Nacionalista Galego e Partido dos Comunistas da Catalunha), França (Partido Comunista Francês), Grã-Bretanha (Partido Comunista Britânico), Grécia (Partido Comunista da Grécia), Holanda (Novo Partido Comunista da Holanda), Itália (Partido dos Comunistas Italianos), República Checa (Partido Comunista da Boémia e Morávia), Rússia (Partido Comunista da Federação Russa) e Turquia (Partido Comunista da Turquia).
O PCP recebeu saudações, por ocasião desta 30.ª Festa do Avante!, do Partido Comunista da Finlândia, do diário francês L’ Humanité, do Partido Comunista Luxemburguês, do Partido Comunista da Síria, do Partido Comunista do Sudão, do Partido da Esquerda (Suécia) e do Partido do Trabalho da Suíça.