- Nº 1710 (2006/09/7)
19.º Edição da Corrida da Festa

1300 atletas cortam a meta da fraternidade

Festa do Avante!

O apelo da Comissão Nacional de Desporto foi correspondido pela população. Aproveitando a aragem que ainda circulava pela manhã, centenas de pessoas dirigiram-se para junto da Baia do Seixal, uma das riquezas naturais do concelho, para assistir à 19.ª Corrida da Festa do Avante.
Ao mesmo tempo, ainda não eram 9 da manhã, os atletas, concentrados junto ao Amora Futebol Clube, local de partida da prova, faziam alongamentos, exercícios para aumentar a sua flexibilidade muscular e evitar lesões maiores.
Trinta minutos depois dava-se o sinal de partida. As cores dos equipamentos, a alegria dos participantes, a vontade de chegar ao fim, faziam crer que esta poderia ser uma das maiores de sempre na Atalaia. Também aqui o objectivo não era vencer, mas sim integrar e valorizar uma proposta alargada de prática do desporto num programa vasto, rico e diversificado de um grande acontecimento cultural que é a Festa do Avante.
A prova percorreu três das freguesias do concelho, Amora, Arrentela e Seixal, e terminou junto do Estaleiro Naval, perto do Palco 1.º de Maio. Este ano o número de atletas superou todas as expectativas, com 2100 inscrições e 1300 participações.
Luís Feiteira, da Conforlimpa, e Vanda Ribeiro, do Boavista Futebol Clube, foram os grandes vencedores da 19.ª Corrida da Festa do Avante. A seguir classificaram-se Luís Jesus e Alberto Chaiça, também da Conforlimpa. No sector feminino subiram ao pódio Tânia Sousa, da Associação Atlético Pego Longo, e Maria Lucas, individual. O Boavista do Pico (Açores) foi a equipa que mais pontos arrecadou nesta competição.
«A Corrida da Festa do Avante é uma prova que marca o calendário nacional do atletismo português e que, de ano para ano, se tem vindo a reforçar e melhorar em termos de participação», afirmou, na entrega dos prémios, Joaquim Santos, vereador na Câmara Municipal do Seixal.
Agradecendo a presença de todos, o autarca do PCP saudou, de igual forma, a organização da Corrida «que esteve por detrás desta prova de grande carisma». «Pessoas que fazem parte de clubes e de organizações populares e que sem eles era impossível realizar esta iniciativa», acrescentou, despedindo-se: «Esperamos contar convosco para o ano».