- Nº 1712 (2006/09/21)
70 anos depois da Revolta dos Marinheiros

Porto evoca marinheiro revoltoso

PCP

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP assinalou os 70 anos da Revolta dos Marinheiros com uma evocação pública da memória de Joaquim Ribeiro, destacado militante operário, resistente antifascista, marinheiro revoltoso e tarrafalista, falecido há 25 anos. Com a reapresentação do seu livro No Tarrafal, prisioneiro, por Maria José Ribeiro, sua filha e militante comunista, foram lembrados diversos aspectos da sua vida e luta, destacado o seu exemplo, e o exemplo dos seus camaradas envolvidos na heróica revolta de 1936.
Nesta sessão evocativa, realizada no Centro de Trabalho da Boavista , perante muitas dezenas de pessoas e que contou ainda com a intervenção de Albano Nunes, da Comissão Política, foi salientada
a importância desta revolta, o valor da coragem e sentido humano que lhe deu corpo, e o significado histórico mais amplo das suas consequências e ensinamentos para fortalecimento do movimento antifascista e da luta dos comunistas portugueses. Foi ainda lembrado o Campo de Concentração do Tarrafal, cuja abertura há 70 anos se assinala em Outubro. Foi ainda inaugurada uma exposição sobre a Revolta.