Siemens
Frente à sede do Grupo, em Alfragide, os trabalhadores da fábrica do Sabugo efectuaram, dia 20, uma concentração de protesto contra a redução de salários e a violação dos direitos contratuais. Segundo um comunicado do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas, SIESI/CGTP-IN, a acção foi decidida depois de, «sem qualquer explicação», ter-lhes sido reduzido, em Novembro, o pagamento das horas nocturnas, de 50 para 25 por cento. Também ilegalmente, apenas as horas entre as 22 e as 7 passaram a ser consideradas nocturnas. As horas extraordinárias foram reduzidas em 25 por cento.
No Porto, os trabalhadores da Sociedade de Transportes Colectivos estão convocados para uma nova greve, entre as 00.00 horas de 31 de Dezembro e as 02.30 horas de 6 de Janeiro, depois de terem cumprido uma outra, entre os dias 22 e 25. Convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas, o SITRA/UGT e o STRUN/CGTP-IN, a...
A ASPP/PSP, Associação Sindical dos Profissionais de Polícia entregou, dia 19, uma petição pública no Parlamento, com cinco mil assinaturas, a fim de requerer que o plenário discuta o direito à greve na PSP e na GNR, exigido no mesmo documento. A petição denuncia que o Ministério da Administração Interna tem imposto,...
Em Palmela, a CGTP-IN realizou, dia 15, um seminário para apresentar os resultados do Projecto Requal e discutir perspectivas futuras. O projecto destina-se a promover a adaptabilidade e a formação, ao longo da vida, de trabalhadores no activo com baixas qualificações, através de formações permanentes e certificáveis.
Na STE, no Prior Velho, em Lisboa, os 50 trabalhadores cumpriram, dia 4, mais um dia de greve para exigir o pagamento das retribuições em atraso e dos subsídios de Natal. Por pagar estão há seis meses os subsídios de refeição, de deslocação e o trabalho suplementar.