Universidade de Évora fecha cantina

A cantina da Universidade de Évora da Rua das Alcaçarias foi encerrada no início de Janeiro, uma situação que o colectivo da JCP considera «lamentável» e que «em muito prejudica os estudantes».
Localizada no centro histórico de Évora junto de alguns pólos universitários, a cantina era frequentada diariamente por centenas de estudantes, que agora são obrigados a recorrer a alternativas consideravelmente mais dispendiosas. «Falhou e continua a falhar um serviço mínimo essencial para todos», afirmam os jovens comunistas, em comunicado.
A JCP aponta como responsáveis pelo encerramento da cantina os sucessivos cortes orçamentais verificados este ano e a lei de financiamento do ensino superior: «A Universidade de Évora e os seus Serviços de Acção Social são assim levados a fazer também cortes visíveis nos serviços disponíveis para os estudantes e que acarretam grandes e graves dificuldades para estes.»
O colectivo admite a possibilidade de os serviços sociais entregarem a gestão da cantina a uma empresa privada. Esta será a solução mais fácil e com menos custos para a acção social, mas trará consequências negativas para os estudantes. «Não duvidamos que se irá verificar a subida do preço das refeições», prevê. «Mais uma vez são os estudantes os sacrificados pelas políticas desastrosas deste Governo», comenta.


Mais artigos de: Juventude

Guimarães e Vila do Conde <br>debatem IVG

«Pelo Sim à despenalização da IVG» foi o tema de um debate organizado pela Comissão Concelhia de Guimarães da JCP, na semana passada, que contou com a participação de Adriana Ribeiro, membro da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP.Face à realidade do aborto clandestino em Portugal, foram apresentadas vários...