
- Nº 1733 (2007/02/15)
Encerramento de escolas
Breves Nacional
Em virtude da aprovação da Carta Educativa, a CDU tem vindo a promover várias reuniões com as entidades ligadas às questões da educação no concelho de Sintra: agrupamentos de escolas, associações de pais, juntas de freguesia, entre outras.
No âmbito destas reuniões, segundo relatam os eleitos do PCP, tem sido possível apurar que a Câmara de Sintra, através da Divisão de Educação, tem afirmado que as suspensões constantes da proposta de Carta Educativa a submeter à aprovação da Assembleia Municipal «não têm carácter vinculativo», mesmo após a sua aprovação por aquele órgão.
Perante estas afirmações, «claramente falaciosas», a CDU exige que o vereador da Educação esclareça de forma clara a população de Sintra, «em especial a atingida pelo encerramento de escolas». «Ou será que em Sintra, a Carta Educativa, depois de aprovada, não fará lei», interrogam-se os comunistas.
Desta forma, a CDU manifesta a sua indignação pelo facto de serem proferidas falsas afirmações em relação a este assunto. «Este será por certo o resultado de um processo, que começou mal, uma vez que os principais agentes interessados não foram envolvidos», acusam os eleitos, exigindo que a Câmara de Sintra «assuma publicamente e de forma inequívoca que nenhuma escola será encerrada no nosso concelho, caso não exista diminuição do número de alunos inscritos».