- Nº 1739 (2007/03/29)

Independente pode fechar

Aconteceu

O ministério do Ensino Superior advertiu, em nota de imprensa divulgada segunda-feira, que pode optar pelo encerramento da Universidade Independente caso não se proceda à «reposição integral da normalidade institucional e académica», posição sustentada, acrescenta a tutela, pelas iniciativas em curso que visam a «reapreciação do processo de reconhecimento da Universidade, e a inspecção às condições de funcionamento».
Neste sentido, esclarece ainda o documento oficial citado pela Lusa, a SIDES - Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior, S.A, «foi notificada pela Direcção-Geral do Ensino Superior para o fornecimento, no prazo de dez dias, da informação necessária».
Os desentendimentos em torno da gestão da Universidade Independente conheceram a semana passada novos desenvolvimentos quando o vice-reitor, Rui Verde, foi ouvido pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, instância que decretou a sua prisão preventiva.
No dia anterior, Rui Verde juntou-se a outros membros da direcção da universidade para retomar o controlo sobre a instituição, perdido para Luiz Arouca em Fevereiro último, nomeando inclusivamente um novo conselho reitoral. Arouca contesta Verde e diz continuar a ser o legítimo responsável pela UnI.