- Nº 1742 (2007/04/19)

Projecto antigo

Breves Nacional

A futura Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Barreiro e Moita, que começa a ser construída no Verão, vai cobrir na quase totalidade a área dos dois concelhos. O contrato para a empreitada de construção da ETAR foi assinado, na passada semana, pela Simarsul (empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal) e pelo consórcio que vai realizar a obra.
«Foi dado mais uma passo de valor acrescentado para o desenvolvimento sustentável, depois de um processo longo de diálogo e propostas», disse o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, durante a assinatura do contrato.
«Nas últimas décadas não soubemos aproveitar os nossos rios e a EATR vai dar um elevado contributo nesse processo, ao cobrir 90 por cento do concelho do Barreiro», acrescentou o autarca comunista.
Por seu lado, o presidente da Câmara da Moita, João Lobo, destacou o concretizar de um projecto antigo, que considerou que já devia ser uma realidade.
«É um contributo importante para que o rio Tejo possa ter melhores condições. Fico emocionado, pois a ETAR é uma aspiração antiga, que vai cobrir 92 por cento do concelho da Moita», salientou.