Ensino secundário

Manifestação em Viana do Castelo

As ruas de Viana do Castelo foram invadidas por cerca de centena e meia de estudantes revoltados com a política educacional do Governo, na quinta-feira. Resultado de um movimento de associações de estudantes, a manifestação uniu estudantes da Escola EB 2,3/S Monte da Ola, da Escola Secundária de Monserrate e da Escola Secundária Pluricurricular de Santa Maria Maior.
O protesto iniciou-se com o encerramento de duas escolas e a posterior concentração dos estudantes na estação. A manifestação seguiu pela Avenida dos Combatentes até à Praça da República, com os alunos a gritar palavras de ordem como «A educação é um direito, sem ela nada feito» ou «Este Governo não tem educação».
Uma delegação de representantes de cada escola entregou um abaixo-assinado no Governo Civil, reivindicando o fim dos exames nacionais e da limitação de vagas no acesso ao ensino superior; a implementação da educação sexual; a melhoria das condições materiais e humanas; e a extinção das aulas de substituição. Os signatários contestam ainda a privatização do ensino e os seus elevados custos, que forçam muitos alunos a abandonar a escola.
A JCP manifestou, em nota à comunicação social, «a sua solidariedade com a luta dos estudantes e apela que continuem a lutar por uma escola pública, gratuita e com qualidade».


Mais artigos de: Juventude

300 jogadores garantem sucesso do concurso

O Torneio de Futsal Agit está a decorrer em todos os distritos, com vista à final nacional, marcada para 11 e 12 de Maio, em Lisboa, em formato de «Maratona 24 horas». No distrito do Porto, a iniciativa está a ser marcada por uma grande adesão, com a participação de muitos jovens e de muitas equipas. «Aproveitamos para...

O 25 de Abril em debate

A Revolução dos Cravos e o actualidade do ideal comunistas estiveram em discussão na quinta-feira, em Coimbra, num debate com Jerónimo de Sousa.

Juventude do Porto comemora Revolução dos Cravos

A organização Regional do Porto da JCP promoveu duas iniciativas de comemoração dos 33.º aniversário da Revolução dos Cravos na noite de 24 para 25. Em Vila do Conde, a festa foi feita no bar «Azenha de Zameiro» e, no Porto, teve lugar um jantar no Centro de Trabalho Barão S. Cosme.Amanhã à noite, às 21h, realiza-se um...