- Nº 1749 (2007/06/6)

Músicas do mundo

Breves Nacional

O Festival Músicas do Mundo (FMM), a realizar em Sines de 20 a 28 de Julho, apresenta este ano 32 concertos e conta com 39 convidados, oriundos de 29 países, dos cinco continentes.
Trata-se da primeira vez que o FMM, considerado o maior festival de músicas do mundo do país, reúne na mesma edição artistas e grupos da Europa, Ásia, África, Oceânia e América, disse, à Lusa, Carlos Seixas director criativo e de produção do festival.
«O festival, este ano na nona edição, impõe-se pela sua qualidade e pelo género. É um festival abrangente e universalista, que assenta na qualidade e na diversidade», destacou o presidente da Câmara de Sines, Manuel Coelho.
«São nove anos de crescimento e vão ser nove dias de música em Sines», realçou o autarca, numa referência ao programa apresentado, o mais longo de sempre.
O FMM teve início em 1999, ano em que recebeu sete concertos, divididos por três dias, no Castelo de Sines, perante uma plateia de sete mil espectadores.
Em 2006, na soma dos 28 espectáculos da oitava edição, o evento musical recebeu cerca de 50 mil espectadores, número que espera repetir este ano.
A fasquia do programa voltou a subir este ano, com 32 concertos agendados (cerca de um terço dos 91 já realizados ao longo de oito edições do FMM) e 39 artistas convidados, provenientes de 29 países.
Também o orçamento sofre um crescimento, de 500 mil euros, em 2006, para 750 mil euros, em 2007.
Os espectáculos vão dividir-se por quatro palcos, Castelo de Sines, Porto Covo, Avenida da Praia e Centro de Artes, fazendo ainda parte do programa outras iniciativas paralelas, como uma exposição, um ciclo de cinema, conversas com os artistas e workshops.
Entre os artistas convidados este ano contam-se três premiados com os BBC Rádio 3 World Music Awards em 2006 (um dos mais prestigiados prémios de world music do mundo).
Trata-se de Gogol Bordello (EUA/Ucrânia) - melhor grupo das Américas, Mahmoud Ahmed (Etiópia) - melhor artista africano e K'Naan (Somália) - revelação.
O cartaz do FMM 2007 destaca ainda Bellowhead, o mais importante grupo da folk britânica do século XXI, Rachid Taha, uma das maiores figuras da música com raízes no Magrebe, e o croata Darko Rundek.
De Portugal, Sines recebe os Galandum Galundaina, Rão Kyao e Lula Pena.
O Mali, Níger, França, Arménia, Rússia, Hungria, Noruega, Índia, Itália, Congo, Japão, Canadá, Alemanha, Jamaica, Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Argélia, Suíça e Chile são outros dos países representados no certame.