Referendo divide trabalhistas

Cerca de 120 deputados do Partido Trabalhista defendem a realização de um referendo sobre o novo tratado europeu, segundo noticiou na passada semana o diário britânico Daily Te/e graph. Este grupo, que representa um terço da maioria parlamentar trabalhista, incluiu personalidades iminentes do partido, designadamente vários ex ministros e o deputado escocês lan Davidson, uma das figuras próximas do primeiro ministro, Gordon Brown.
Secundarizando estas movimentações internas, o ministro dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, apressou-se a reafirmar que o futuro tratado não será referendado porque não se trata de «uma constituição europeia».
Contudo, na opinião de Davidson, os partidários do referendo são em número semelhante aos que, em 2004, forçaram Tony Blair a prometer a consulta.


Mais artigos de: Breves Europa

Igreja italiana sob suspeita

A Comissão Europeia pediu informações ao governo italiano sobre os benefícios fiscais que a Igreja Católica goza no país. A iniciativa, segundo explicou na passada semana o porta-voz da Concorrência, Jonathan Todd, foi motivada por «denúncias» recebidas em Bruxelas que questionam a legalidade de tal regime à luz das...

Londres sem metro

Os trabalhadores da manutenção do metropolitano de Londres iniciaram na segunda-feira, dia 3, uma greve de 72 horas que causou fortes perturbações no sistema de transportes da capital, afectando o tráfego em nove das 12 linhas. O protesto é motivado pela ameaça de despedimentos e perda de direitos de reforma, em...