- Nº 1763 (2007/09/13)
«Com o PCP – por um Portugal com Futuro»

A alternativa é possível

Festa do Avante!

Com o PCP Portugal tem futuro foi a conclusão necessariamente tirada pelos que visitaram a exposição do Pavilhão Central, onde os comunistas não se limitavam a tecer justas críticas à política de direita, apresentando também inúmeras propostas para uma efectiva alternativa democrática. Segundo o ideal e o projecto comunistas, uma democracia de quatro vertentes inseparáveis: política, económica, social e cultural.
Começando por situar geograficamente Portugal e as suas riquezas naturais, a exposição lembrava o passado de mais de oito séculos «de afirmação da independência e soberania nacionais», hoje ameaçadas, como adiante se constatava. Contudo, o povo português, que sempre protagonizou grandes avanços e transformações, apesar dos retrocessos que também viveu, soube sempre resistir. Aliás, foi através da resistência heróica com que combateu o fascismo que, em 25 de Abril, recuperou a liberdade e alcançou importantes conquistas. As forças do capital não gostaram e, desde o primeiro momento, com o apoio das forças de direita e do PS, têm procurado subverter a Constituição e impor os seus ditames. Para tudo aquilo que já conseguiram, tem agora contribuído de forma inestimável o Governo de Sócrates. Mas a resistência é também cada vez maior, como se podia também ver no ecrã que ali projectava continuamente imagens de manifestações e lutas.
A afirmação de uma economia mista, a valorização do trabalho e dos trabalhadores, o desenvolvimento dos sectores produtivos e o combate à financeirização da economia, a dinamização do mercado interno e o desenvolvimento de relações económicas externas vantajosas e diversificadas, o primado dos serviços públicos na área das políticas sociais, são algumas das propostas dos comunistas, de que os visitantes puderam tomar conhecimento nesta exposição.