
- Nº 1781 (2008/01/17)
Situações dramáticas
Breves Nacional
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) participou nos dias 12 e 13 de Janeiro, em Istambul, numa Conferência sobre a Paz no Médio Oriente. O CPPC esteve representado por José Goulão, membro da presidência e da mesa da sua Assembleia-Geral.
«A realização deste evento é particularmente oportuna num momento em que a situação no Médio Oriente ameaça agravar-se, tornando ainda mais dramática o quotidiano dos povos da região», afirmou, entretanto, o CPPC, dando o exemplo da Palestina, onde a «ocupação israelita prossegue».
No Iraque, continua, a guerra perpetua-se causando prejuízos humanos e económicos incalculáveis, aniquilando milhares de vidas e destruindo infra-estruturas essenciais à vida e ao futuro desenvolvimento do país. Na fronteira turco-iraquiana, no Curdistão, intensificam-se os ataques do exército turco que vitima a população civil curda. No Irão, as ameaças imperialistas, lideradas pelo governo dos EUA, prosseguem e sobem de tom, aumentando a instabilidade na região. Também na Síria e no Líbano se adivinham novos desenvolvimentos que poderão afectar a paz e a estabilidade naquela martirizada região do globo.